Liniker arrasa no Prêmio Multishow e leva em 4 categorias; conheça a artista do ano
3 min readA noite desta terça-feira foi histórica para Liniker no Prêmio Multishow 2024. A cantora e compositora, conhecida por sua linda voz e melodias emocionantes, se destacou entre os maiores nomes da música brasileira, levando o maior prêmio da noite.
Ao todo, a artista foi indicada em 11 categorias e levou quatro delas: Revestimento do Ano, MPB do Ano, Álbum do Ano e Artista do Ano. Muito emocionada, Liniker foi às lágrimas quando foi reconhecida porquê a maior e fez um lindo exposição.
“Congratulação imensamente por ser ouvida na veras de um país e amordaçar de forma transparente, tantas pessoas, sentimentos, realidades, porquê a que modo que sou, que sempre só pensou em sonhar e poder se nutrir do próprio sonho”, disse, recebendo aplausos de todos os presentes.
Quem é Liniker
Suas músicas são emocionantes e sempre retratam a veras vivida por ela. Mulher preta trans, Liniker lembra que enfrentou diversos desafios para chegar no topo.
Liniker de Barros Ferreira Campos é uma compositora e cantora de Araraquara, no interno de São Paulo. Antes de se lançar porquê solo, fez segmento da orquestra Liniker e os Caramelows, entre 2015 e 2020.
Em 2022, a brasileira se tornou a primeira travesti a lucrar o Grammy Latino, vencendo na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com Indigo Mariposa Anil. Já em 2023, outro marco na curso: se tornou a primeira artista transgênero a ocupar uma posição na Cadeira da Ateneu Brasileira de Cultura.
Leia mais notícia boa
- Brasileiro ganha prêmio de melhor fotógrafo de casamento do mundo
- Bo ganha prêmio de cachorro herói do ano por salvar pessoas e solucionar crimes
- Garoto cria dispositivo que detecta pesticida em frutas e vegetais; prêmio melhor cientista
CAJU: o álbum!
Liniker já chegou ao Prêmio com status de favorita. Só deu ela esse ano!
CAJU, seu novo álbum, deu a ela as premiações de MPB do Ano, Revestimento do Ano e Álbum do Ano. Quer mais?
O disco foi muito elogiado pela sátira especializada, atingiu mais de 6 milhões de plays no Spotify e foi parar na lista da Rolling Stone.
Artista do ano e exposição
Já cansada de subir no palco para pegar troféus (rs) chegava o momento mais esperado da noite: Artista do Ano.
E mais uma vez, deu ela. Porquê reconhecimento, fez a todos refletirem sobre as minorias no país.
“Mesmo sendo o Brasil, essa imensidão potente e explosiva que somos. Ser reconhecida porquê vencedora nessa categoria, com esse disco, que eu sonhei primeiro sozinha, que depois construí porquê tantas outras mãos, aponta não só ao porvir, mas brinda o presente com o melhor que eu pude fazer pra mim no resgate de quem crer em quem eu sou e me permitir viver”. Categórica!
Com resiliência, trabalho e sonhos, ela conquistou o país e foi eleita porquê Artista do Ano em 2024. Que potência!
Veja o exposição potente de Liniker ao receber um dos prêmios!
Só deu ela! A artista saiu com 4 troféus. – Foto: Beatriz Damy/Mundo