Brasileiro cria spray para economizar água da descarga do ‘xixi’; ganhou prêmios!
2 min readUm spray inovador e 100% brasílio, que ajuda a poupar chuva durante a descarga do xixi, ganhou vários prêmios internacionais. A mente por trás da invenção é o empreendedor Ezequiel Vedana da Rosa!
O “Piipee” surgiu em 2010, quando o empreendedor, portanto com 36 anos, refletiu sobre o desperdício de chuva para expelir urina. Ao perceber que uma única descarga pode consumir até 12 litros de chuva potável, concluiu que era hora de agir.
Em seguida quase seis anos de pesquisa, o resultado foi desenvolvido. Com uma fórmula próprio, o “Piipee” é capaz de neutralizar o odor da urina e até mesmo perfumar o vaso sanitário. “É uma vez que trazer uma estação de tratamento para dentro do sanitário da sua morada”, afirmou Ezequiel em entrevista à RFI.
Uma vez que funciona
O spray substitui a descarga do vaso sanitário depois a urina, mas é importante primar que ele é indicado unicamente para esse tipo de resíduo.
Embora não contenha compostos agressivos, Ezequiel desenvolveu uma fórmula próprio que elimina odores da urina e higieniza o vaso sanitário.
Na prática, o “Piipee” funciona uma vez que um pulverizador da urina a cada utilização do banheiro, promovendo uma selecção inovadora e eficiente.
Leia mais notícia boa
- Cientistas brasileiros criam teste do pezinho que detecta até 50 doenças; veja
- Brasileiros criam pele artificial idêntica à humana; impressa em 3D
- Café brasileiro vence como o melhor do mundo em concurso internacional; é de MG
Premiado internacionalmente
O sucesso do resultado foi tão significativo que o empreendedor recebeu uma premiação de reconhecimento internacional.
Ezequiel destacou-se uma vez que um dos 13 vencedores do programa internacional “Líderes do Horizonte”, promovido pela Instalação Príncipe Albert II de Mônaco.
Além do reconhecimento facultado pela Instalação, o “Piipee” recebeu outras 35 premiações, incluindo um selo da ONU.
Economia e sustentabilidade
Comercializado desde 2015, o resultado deu super perceptível. Apesar do sucesso de vendas, o empreendedor destaca que é preciso pensar na sustentabilidade.
Para ele, a invenção tem o potencial de influenciar hábitos e contribuir para a preservação dos recursos hídricos, um muito finito.
Atualmente, entre os principais clientes do “Piipee” estão grandes empresas e indústrias, que conseguem reduzir em até 40% os custos mensais com chuva.
“Não é só economia financeira; é um processo de reeducação sobre nosso impacto no planeta”, destacou.
Principal repto
A prática ainda enfrenta o repto de substituir o hábito de acionar o botão da descarga, fortemente associado à higiene e à saúde pública.
“Independente da cultura, as pessoas não refletem sobre esse ato quotidiano”, refletiu Ezequiel.
Sobre a falsa sensação de que o vaso está limpo unicamente pelo acionamento da descarga, o empreendedor questiona:
“A gente toma banho, lava nossas roupas, nossas louças, só com chuva”
Além de um spray, o Piipee também tem um dispense que fica ligado direto no vaso. – Foto: Piipee