Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rank-math domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-to-buffer domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wprss domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Alternativa ao Colégio das Freiras pode ser Cozinha Económica ou Bolinha de Neve - Mundo News
20 de Abril, 2025

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Alternativa ao Colégio das Freiras pode ser Cozinha Económica ou Bolinha de Neve

4 min read
Executivo municipal e Segurança Social reuniram-se hoje com os pais O conteúdo Alternativa ao Colégio das Freiras pode ser Cozinha Económica ou Bolinha de Neve aparece primeiro...

O vetusto infantário Bolinha de Neve, encerrado em 2018, ou o prédio da antiga Cozinha Económica, propriedade da Santa Mansão da Misericórdia da Covilhã, onde até há muro de 10 anos funcionou também um  equipamento com as valências de creche e pré-escolar, são possibilidades equacionadas porquê selecção ao Escola das Freiras, que vai fechar em 31 de agosto.

A unidade educativa, da Instauração Imaculada Conceição da Congregação das Irmãs Doroteias, informou ao final do dia de sexta-feira os pais do fechamento, devido à falta de religiosas, dificuldades económicas e à urgência de fazerem intervenções significativas num prédio que não é seu.

Embora ressalvando que essa não é uma conhecimento do município, o presidente da Câmara da Covilhã garantiu hoje que a autonomia vai intermediar o processo e dar pedestal financeiro e logístico.

Eleitos do executivo municipal, da maioria e da oposição, reuniram-se hoje à tarde com o diretor distrital da Segurança Social (SS) de Forte Branco e com representantes dos pais para discutirem o tema e perceberem quais podem ser as alternativas para dar resposta ao fechamento do Escola das Freiras.

O presidente alertou que a solução que os pais preferiam, continuar nas mesmas instalações, implica novos licenciamentos, uma vez que o convénio de cooperação com a Congregação é “para aquelas instalações” e “os acordos de cooperação da SS não podem ser transferidos” para outras entidades que possam vir a gerir aquele ou um novo espaço.

Vítor Pereira acrescentou, no final da primeira “reunião exploratória”, que “uma solução definitiva vai demorar tempo a ser implementada”, devido aos requisitos impostos e à realização de obras, mas adiantou estarem a ser avaliadas todas as possibilidades que sejam exequíveis, sem descartar hipóteses, e mencionou que “várias instituições e particulares se disponibilizaram para encontrar soluções para leste problema”.

Com 30 funcionárias, frequentam o Escola das Freiras 45 crianças na creche, 80 no pré-escolar, 55 no ATL e, numa cidade onde não existem vagas no infantário, e há listas de espera, a situação está a preocupar os pais.

O presidente adiantou que a Segurança Social vai diligenciar junto do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social “para ver o que é provável” fazer para adequar o prédio do vetusto infantário Bolinha de Neve.

A Santa Mansão da Misericórdia da Covilhã, que encerrou o infantário localizado na antiga Cozinha Económica e depois o Bolinha de Neve, também manifestou disponibilidade para contribuir através da sua capacidade “pedagógica, social e logística”.

“Tudo vamos fazer para que isso aconteça”, respondeu o diretor distrital da SS, Nuno Maia, quando questionado se pode prometer que em setembro as crianças têm onde permanecer.

Sobre quem vai gerir um porvir espaço, particulares ou a própria SS, Nuno Maia disse que estão “a estudar” as hipóteses e “a melhor forma de dar resposta”.

“Os pais o que pretendem é encontrar uma solução que sirva os interesses da cidade, porque é um problema da cidade”, vincou Alda Gomes, porta-voz da Percentagem de Pais, para quem o ideal seria o escola “manter-se no mesmo espaço, por um período transitório”.

A vereadora com o pelouro da Instrução e da Ação Social, Regina Gouveia, reforçou que “não há vagas na cidade para creche e existe lista de espera”, sem antecipar números, dois meses depois de o município ter assinalado para mais de 300 crianças sem vaga no infantário.

Questionado se a solução a encontrar terá em consideração as 30 trabalhadoras, o presidente da autonomia sublinhou que a sua entidade patronal é a Instauração Imaculada Conceição.

O PS, em transmitido, desafiou as “forças vivas da cidade” a exigirem ao Governo o reforço de verbas para a construção de duas creches aprovadas para as duas zonas industriais da Covilhã.

O PSD alertou para a “responsabilidade compartilhada entre a Igreja, a SS e a Câmara Municipal da Covilhã” que devem assumir na preservação da instituição.

O PCP lamentou o fechamento, que vem “exacerbar a situação existente”, defendeu a “geração de uma rede pública para suprir a carência de vagas” e criticou a maioria socialista por ter deixado fechar o infantário Bolinha de Neve, o único público na cidade, antes de passar para a gestão da Santa Mansão, “sem qualquer protesto digno de registo”.

O teor Alternativa ao Colégio das Freiras pode ser Cozinha Económica ou Bolinha de Neve aparece primeiro em Jornal Notícias da Covilhã.

Nascente: https://noticiasdacovilha.pt/alternativa-ao-colegio-das-freiras-pode-ser-cozinha-economica-ou-bolinha-de-neve/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.