Fundão acolhe conferência anual de cidades inteligentes em 2026
2 min read“Uma oportunidade incrível, e em grande medida inesperada, de trazer até ao mundo rústico e às pequenas comunidades, um evento de envergadura mundial, numa asserção clara de que ninguém deve permanecer para trás no processo de transição do dedo.” É esta a opinião do presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, sobre o facto do Fundão ter sido escolhido para, em 2026, acomodar a Conferência Anual da “Open&Agile Smart Cities&Comunities (OASC)”.
A escolha do Fundão para receber nascente evento mundial sobre cidades inteligentes decorreu na passada semana em Tampere, na Finlândia, durante a conferência que ali se realizou, na qual o Fundão apresentou a sua candidatura a acomodar esta iniciativa. A cidade ficou entre os três finalistas e foi votada de forma maioritária pelos participantes nesta conferência porquê o lugar indicado para receber a edição de 2026.
Segundo a autonomia, a OASC é uma organização global de smart cities (cidades inteligentes) que tem liderado diversos temas ao longo dos anos e que “pela primeira vez sai de uma grande cidade para uma pequena cidade de cariz rústico para realizar o seu principal evento anual.”
O Fundão integra a OASC praticamente desde o primeiro dia em que foi implementado o Projecto de Inovação pela autonomia. Em 2023, o Fundão participou na Conferência de Roterdão, e nascente ano, em Tampere, disputou a organização do evento em 2026, num objetivo “totalmente conseguido” salienta a Câmara, em expedido.
No mesmo, o autarca fundanense Paulo Fernandes afirma que receber esta iniciativa “reforça a estratégia lugar de inovação e de investimento, com uma clara aposta no ecossistema de inovação implementado pelo Município, onde se destacam as startups da Incubadora A Rossio, entre outros projetos ligados à Internet das Coisas (IoT), robótica para a lavra, um posicionamento smart rústico da região, integrado no concepção smart cities, mas vocacionado para o envolvente rústico e agrícola”.
O teor Fundão acolhe conferência anual de cidades inteligentes em 2026 aparece primeiro em Jornal Notícias da Covilhã.
Natividade: https://noticiasdacovilha.pt/fundao-acolhe-conferencia-anual-de-cidades-inteligentes-em-2026/