Quantcast
Brasil descobre maior reserva de água do mundo; abastecer por 250 anos - Mundo News
11 de Setembro, 2025

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Brasil descobre maior reserva de água do mundo; abastecer por 250 anos

2 min read
O Brasil acaba de descobrir uma reserva de água, que pode ser considerada a maior do mundo! Pesquisadores identificaram o reservatório de água doce sob a...

Pesquisadores descobriram que o Brasil tem a maior reserva de água do planeta. Ele foi batizado de SAGA, Sistema Aquífero Grande Amazônia. - Foto: reprodução

O Brasil acaba de desenredar uma suplente de chuva, que pode ser considerada a maior do mundo! Pesquisadores identificaram o reservatório de chuva guloseima sob a região amazônica, já batizado de Sistema Aquífero Grande Amazônia (SAGA).

Segundo cientistas da Universidade Federalista do Pará (UFPA), o volume de chuva armazenado impressiona: mais de 150 quatrilhões de litros, o suficiente para abastecer toda a população mundial por aproximadamente 250 anos. A invenção coloca o Brasil em posição ainda mais estratégica no cenário ambiental e econômico global.

Esse “oceano invisível” mostra que a Amazônia é muito mais do que o pulmão verdejante do mundo. Para os pesquisadores, o uso sustentável desse recurso será principal para as próximas gerações. E tudo se deve à quantidade de árvores na região.

O que é o SAGA

O Sistema Aquífero Grande Amazônia se estende por uma espaço superior a 1,2 milhão de quilômetros quadrados, abrangendo desde os contrafortes dos Andes, no Acre, até a região do Marajó, no Pará.

Ele supera com folga o famoso Aquífero Guarani, que possui 39 milénio quilômetros cúbicos de chuva.

75% dessa suplente está em território brasiliano, o que pode beneficiar milhões de famílias, além do transacção e do agronegócio.

Leia mais notícia boa:

A relevância da Amazônia

Especialistas disseram ao A Tarde que as florestas têm papel fundamental na preservação desse tesouro subterrâneo.

As árvores ajudam a manter a umidade, regulam o aquífero e garantem chuvas para diversas regiões do país.

A cada ano, a Amazônia transfere 8 quatrilhões de litros de chuva pela atmosfera, garantindo o regime de chuvas do Núcleo-Oeste e do Sudeste.

Esse processo é vital para o agronegócio, considerado um dos pilares da economia brasileira.

Uso responsável e horizonte

Apesar da dimensão impressionante, os cientistas alertam: a chuva não é infinita.

O exemplo do Aquífero Guarani, que já sofre pressões pelo uso intenso, é um sinal de que é preciso planejamento.

O manejo sustentável será crucial para evitar desperdício.

O estabilidade entre preservação ambiental e exploração econômica precisa caminhar junto.

Assim, o SAGA pode se transformar em uma garantia de prosperidade para o Brasil e para o mundo, desde que seja protegido com sabedoria.

O SAGA está no coração do Brasil e foi considerado o maior reservatório de água do planeta - Foto: reprodução O SAGA está no coração do Brasil e foi considerado o maior reservatório de chuva do planeta – Foto: reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.