Atleta de 16 anos vende paçoquinha na rua para conseguir dinheiro e competir; vídeo
2 min read

Com 16 anos, Gustavo tem uma meta gigante: ser vencedor de Jiu-Jitsu. Sem numerário para competir, o desportista vende paçoquinha nos sinais de trânsito, todo vestido de kimono, medalhas e preceito. A notícia boa é que ele não desiste do sonho e está recebendo a solidariedade de pessoas desconhecidas.
Morador de Piracicaba, no interno de São Paulo, Gustavo quer ter numerário para participar da Despensa Jiu-Jitsu Club, marcada para o próximo dia 18, no Estádio Barão da Serra Negra, sede do Esporte Clube XV de Novembro.
Treinando há dois meses, o desportista, antes era do judô, mas disse ter se enamorado pelo Jiu-Jitsu. “Na minha cabeça eu pensava em Jiu-Jítsu, meu coração mandava ir pro Jiu-Jítsu”, disse o juvenil.
Desafios e muita garra
Sem numerário para comprar o kimono exigido nos treinos, o desportista passou a vender paçoquinhas. Apesar do esforço, não conseguiu o valor necessário, mas recebeu esteio da equipe de treino, que organizou uma vaquinha para completar a quantia.
Com o kimono guardado, o foco passou a ser o pagamento da matrícula no campeonato sítio. Todos os dias, Gustavo fica de “plantão” nos principais semáforos da cidade.
O torneio, previsto para o próximo sábado, reunirá atletas de várias academias da região. A história do jovem tem gerado mobilização nas redes sociais e entre moradores da cidade, que acompanham seu esforço e trajetória no esporte, segundo o Pirapop.
Leia mais notícia boa
- Corredor brasileiro ajuda atleta que caiu na Maratona de Boston e é aplaudido nos EUA; vídeo
- Corredor brasileiro, que ajudou atleta caído na Maratona de Boston, ganha patrocínio
- Atleta brasileira de 13 anos que fez vaquinha é ouro no Pan de Ginástica Aeróbica
Web apoia e torce
Nas redes sociais, o esforço do Gustavo ganhou muitos aplausos e torcida.
Uma internauta, por exemplo, contou ter encontrado o jovem no semáforo e conseguiu, depois de muito esforço, que ele desse o número do PIX para ela passar uma tributo.
“Esse jovem, simples, humildade e educado demais. Merece todo esteio. Ele está no sinal e tem timidez para informar o Pix dele. Só posteriormente isso, ele me entregou um papel escrito à mão com os dados”, contou a seguidora.
“Vamos ajudar. O esporte salva e cria adultos maduros”, afirmou um internauta.
Veja o desportista trabalhando no semáforo de kimono:
Todos os dias, o desportista vai para as principais ruas de Piracicaba, em SP, para vender paçoquinha e conseguir numerário para competir. Foto: Pirapop
Veja a luta do Gustavo: