Quantcast
Inglaterra vai lançar a primeira vacina do mundo contra gonorreia - Mundo News
24 de Maio, 2025

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Inglaterra vai lançar a primeira vacina do mundo contra gonorreia

3 min read
A Inglaterra vai lançar vacina contra uma das doenças mais antigas da humanidade, a gonorreia, uma das infecções sexualmente transmissíveis (IST) mais comuns no planeta. A...

A Inglaterra vai lançar a primeira vacina do mundo contra a gonorreia. É a mesma já usada contra a meningite B e deve reduzir casos em 40%. - Foto: Freepik

A Inglaterra vai lançar vacina contra uma das doenças mais antigas da humanidade, a gonorreia, uma das infecções sexualmente transmissíveis (IST) mais comuns no planeta.

A vacina já existe e é conhecida porquê 4CMenB. Ela hoje é usada contra a meningite B, uma infecção bacteriana grave que pode ocasionar meningite e sepse, mas cientistas descobriram que também age contra a gonorreia.

Estudos do Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI) da Inglaterra, mostra que a vacina 4CMenB tem entre 32,7% e 42% de eficiência contra a doença sexualmente transmissível.

Proteção de todos

A vacina contém proteínas da Neisseria meningitidis, a bactéria que desculpa a doença meningocócica, que está intimamente relacionada com a Neisseria gonorrhoeae, a bactéria que desculpa a gonorreia, segundo o The Guardian.

A teoria é incluir a vacina em um programa pioneiro na Inglaterra, onde os casos de gonorreia ultrapassaram 85 milénio em 2023, o maior desde 1918, com alertas sobre algumas cepas resistentes a antibióticos.

A infecção pode ser transmitida pelo contato vocal ou com fluídos físicos, além da própria relação sexual.  No Brasil, são registrados murado de 500 milénio casos por ano, atingindo homens e mulheres.

Leia mais notícia boa

Reduzir casos em 40%

A expectativa, segundo Richard Angell, presidente executivo da Terrence Higgins Trust, é diminuir bastante o nível de infecção. “Só a vacina pode vir a reduzir 40% dos novos casos de gonorreia”, afirmou.

A diretora pátrio de cuidados primários e serviços comunitários do equivalente ao Ministério da Saúde do país,  Amanda Doyle, disse que a campanha vacinal vai ajudar a proteger muita gente.

“O lançamento da primeira vacinação de rotina contra gonorreia no mundo é um grande passo para a saúde sexual e protegerá as pessoas, ajudando a prevenir a disseminação da infecção e a reduzir as taxas crescentes de cepas da bactéria resistentes a antibióticos”, afirmou.

Também serão integradas à campanha, as regiões do País de Gales e Escócia.

Os pacientes também receberão vacinas contra mpox, papilomavírus humano (HPV) e hepatite A e B.

Os sintomas

Os sintomas da gonorreia podem incluir corrimento virente ou amarelo, ardência ao urinar, dor e desconforto no reto.

Nas mulheres, os sintomas podem incluir dor na segmento subordinado do abdômen ou sangramento entre os períodos menstruais.

No entanto, muitas pessoas não apresentam sintomas.

Eficiência elevada

Porém, apesar de reduzir o risco de infecção, a vacina não eliminaria completamente a ameaço.

É que há casos, classificados porquê “extensivamente resistentes a medicamentos” – ou XDR –, o que significa que a infecção não respondeu à ceftriaxona ou à segunda risca de tratamento.

O ministro da saúde, Ashley Dalton, apelou para adesão à campanha. “É uma forma de manter uns aos outros seguros e também para ajudar a combater a crescente ameaço da resistência aos antibióticos”, afirmou.

A vacina contra a gonorreia é a mesma aplicada contra a meningite, bastante eficiente. Foto: Freepik A vacina contra a gonorreia é a mesma aplicada contra a meningite, bastante eficiente. Foto: Freepik

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.