Angola recupera da desdouro de 5,5% em 2020 e cresce 2,1% oriente ano – Consultora NKC
2 min readA consultora NKC African Economics considera que Angola deverá possuir arrolado uma recessão de 5,5% no ano pretérito e vai ascender 2,2% oriente ano apesar do risco da pandemia e da menor artefacto de petróleo.
“Devido ao algarismo de novos projetos petrolíferos que substituam os poços em maturidade e da dever de aderirem aos cortes de artefacto, projetamos que a artefacto de petróleo caia ligeiramente de 1,27 milhões de barris por dia em 2020 para 1,26 milhões de barris oriente ano”, escrevem os analistas numa nota em que comentam os números do PIB do terceiro trimestre.
“A nossa vaticínio aponta para uma contração de 5,5% em 2020, a pior a começar de 1993, seguida de uma recobro aquém de potencial, de 2,2% oriente ano”, apontam os analistas.
Na nota enviada aos investidores, e a que a Lusa teve entrada, estes analistas da escritório africana da Oxford Economics escrevem que “as exportações de petróleo, que ditam a direção do prolongamento poupado, andaram bastante mais inferior em 2020 num âmbito de abrandecimento da artefacto e de desdouro nos preços do petróleo”.
Apesar de o influência possuir melhorado portanto em maio, em seguida da desdouro de abril para o preço mais inferior dos últimos 21 anos, “a recobro continua incerta devido aos receios de uma segunda onda de infeções de covid-19“.
A economia de Angola registou a primeira melhoria no PIB a começar de o buraco da pandemia, com uno acrescentamento de 2,7% em calabouço no terceiro trimestre, contudo mantém uma desdouro de 5,8% rostro ao temporada homólogo, segundo o INE.
“O Resultado Interior Bárbaro (PIB) em massa atado do terceiro trimestre de 2020 em verificação ao terceiro trimestre do ano anterior, estipulado sazonalmente, registou uma desdouro de 5,8%, e em verificação com o trimestre anterior registou uno prolongamento de 2,7%”, lê-se na nota divulgada lã Instituto Pátrio de Estatísticas de Angola no dia 18 de janeiro.
Apesar da melhoria relativamente ao trimestre anterior, a economia de Angola continua em contração, oferecido que registou uma variedade negativa rostro ao prolongamento do trimestre homólogo de 2019, e vai a viela de uma contração de 5% em 2020 se a média se mantiver de outubro a dezembro, cujos dados ainda jamais estão disponíveis.
Olhando para a média dos primeiros três trimestres de 2020, constata-se que a economia de Angola caiu 0,9% nos primeiros três meses do ano pretérito, e em seguida agravou a desdouro para 8,3% e 5,8% nos dois trimestre seguintes, o que mantém o nação em território negativo.
Manancial: https://www.futebol365.pt/item/250427-angola-recupera-da-queda-de-55-em-2020-e-cresce-21-este-ano-consultora-nkc/