Quantcast
Ainda temos Seminário? - Mundo News Web Interstitial Ad Example
23 de Maio, 2022

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Ainda temos Seminário?

3 min read
“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” é um dos paradigmáticos adágios de Camões que nos acompanha na realidade do quotidiano, cada vez mais veloz e também...

“Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades” é uno dos paradigmáticos adágios de Camões que nos acompanha na veras do diário, cada turno mais rápido e igualmente cada turno mais certeiro, a todos os níveis da nossa vivência civil e cultural.

Assim acontece com a elaboração dos sacerdotes, com o algarismo dos jovens que fazem esta selecção de bibiografia e aceitam o duelo de uma entrega a uno plano exigente e cada turno menos perfeito uma vez que feição de bibiografia.

A Semana dos Seminários, que tradicionalmente marco a bibiografia da Abadia no introdução do mês de Novembro, traz-nos a esta meditação, num fase em que cada turno mais a crise vocacional e selecção lã sacerdócio se evidenciam no região e em pessoal na nossa Bispado.

Necessariamente, quando nos reportamos a esta meditação, jamais podemos desabitar de haver uma vez que oferecido a dezena de 90 em que na Bispado existiam quatro seminários com bibiografia e constituindo escolas de elaboração de menção para tantos jovens, cujas famílias encontravam nestes espaços uno lugar verdadeiro para delicadeza dos seus filhos.

Gouveia, Tortosendo, Fundão e Vigia eram conhecidos pelos seus seminários, cheios de bibiografia, transmissores de bons valores e bem capacitantes na função de formar e escoltar na inventiva vocacional dos que os frequentavam.

Hoje, o concepção de delicadeza, aletrado lã contextura socio-cultural, já jamais olha da mesma feição para estas casas de elaboração. As famílias deixaram de seleccionar por oriente amostra para delicadeza dos jovens e a Abadia da Vigia viu estas quatro grandes casas, assim uma vez que o demasia do região, encerrar portas e “resignar-se” aos mostras dos tempos.

O Seminário de hoje é mudado. Segundo o abonador pela Percentagem dos Ministérios e Vocações, da Confrontação Episcopal, D. Augusto Azevedo, “o seminário é, pela sua natura, uma congregação formativa, uno fase de «andar juntos» (…) que continua a haver, uno papel determinante no estilo, no guisa de ser presbítero em cada bispado”.

E por isso, com exclusivamente 5 seminaristas no instante, a Bispado da Vigia, contíguo com as de Viseu, Lamego e Bragança, teve de buscar em Braga essa congregação, devido ao abreviado algarismo de estudantes seminaristas que cada bispado vai tendo uma vez que garante do sacerdócio no porvir.

É daí que nos surge a interrogação incipiente: “Ainda temos Seminário?”. Temos espaços, quase sem outra bibiografia se jamais a de encontros e eventos eclesiais, temos uno bando de jovens que ainda se deixa induzir lã guisa de bibiografia que parece cada turno menos compreendido lã contextura moderno e temos, acolá distanciado da veras diocesana, os futuros padres que darão resposta ao que a Bispado envelhecida e desertificada vai tendo uma vez que mendicância.

O contextura moderno jamais é de todo o ideal, a intervalo da veras diocesana e a requisito formativa serão igualmente motivos da jamais selecção, todavia quiçá a maior abonador por essa tanto badalada crise vocacional estará na feição uma vez que nós, padres, vamos mostrando que o somos, quiçá incapazes, por milénio motivos, de assistir o que nos fez ingerir esta selecção e avançar a servir com a mesma prazimento incipiente, que marcou a raconto de cada vocação.

“Todo o orbe é constituído de diferença, tomando incessantemente novas qualidades”, retoma o soneto de Camões. Sejam estes mostras de diferença os que abram a Abadia a uma mudado feição de alcançar o sacerdócio a começar de a sua esteio, a começar de a sua elaboração.

Manancial: https://noticiasdacovilha.pt/ainda-temos-seminario/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.