Quantcast
APD quer iniciar em Setembro treinos de basquetebol em cadeira de rodas - Mundo News Web Interstitial Ad Example
17 de Agosto, 2022

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

APD quer iniciar em Setembro treinos de basquetebol em cadeira de rodas

3 min read
A delegação distrital da Associação Portuguesa de Deficientes (APD) está a apostar no desporto adaptado como forma de socialização e tenciona em Setembro dar início aos...

A cessão distrital da Agregação Portuguesa de Deficientes (APD) está a apostar no desporto ajustado uma vez que feitio de socialização e tenciona em Setembro ceder abertura aos treinos de uma equipa de basquetebol em assento de rodas, no pavilhão do Associação Desportivo da Covilhã (CDC), com quem foi assinado uno cerimónia de colaboração.

O presidente da cessão de Fortaleza Mira, com anelo na Covilhã, Raul Pereira, informa que a APD cedeu já cinco cadeiras, todas elas a necessitar de emendo para poderem ser utilizadas, e que, facto esses arranjos estejam feitos, em Setembro as seis pessoas que manifestaram empenho podem debutar a testar a modalidade.

Raul Pereira sublinha que o equipamento é bem custoso e esse é o importante entrave, já que uma assento de iniciação custa 1500 euros e uma mais avançada representa uno investimento tá a 3000 euros. Por jamais possuir recursos próprios para comprar matéria, a cessão da APD está a principiar contactos com várias instituições, uma vez que a Coligação Portuguesa de Basquetebol, para que lhe possa ser doado equipamento para a uso da modalidade em assento de rodas.

Segundo o presidente da cessão, que na semana passo organizou o segundo concurso da modalidade na cidade, a Tertúlia da Covilhã manifestou exórdio para uno arrimo específico que permita por em passeio o plano, através de verbas “eventualmente para algumas cadeiras”, deslocações e outras despesas inerentes ao funcionamento de uma equipa, embora sublinhe que existem contactos com outros municípios e entidades nesse interpretação, uma  turno que a cessão representa tapume de 500 associados com deficiência no província de Fortaleza Mira.

“Nós entendemos que o desporto é uno via de inclusão civil importantíssimo. A combalir do instante em que se começa uma operosidade desportiva, a criatura começa a conviver com outras, a socializar e muita coisa muda”, frisa Raul Pereira.

De convénio com o abonador, mesmo que jamais seja toda a equipa, a finalidade é desde Setembro os interessados começarem a possuir o avante contacto com a modalidade no pavilhão do CDC.

“O basquetebol em assento de rodas é uno desporto profissional e tem de ter uma largo coordenação com globo e com a assento. Isso leva período e é rigoroso compreender se as pessoas se adaptam. Tem de ter esse labor. Nascente ano, desde Setembro, temos esse intuito de debutar a levar pessoas ao CDC que queiram debutar a testar, que queiram debutar com a uso da modalidade”, adianta.

Para quem quiser jogar matraquilhos numa carteira adaptada, existe uno convénio com o Estrela do Zêzere da Boidobra, onde esse equipamento está disponível para quem queira trenar.

“Queremos que as pessoas com deficiência saiam de morada, tenham uma operosidade, convivam, partilhem experiências, por isso estamos a apostar fortemente no desporto ajustado”, sublinha Raul Pereira.

O abonador acentua presidir a uma reunião reivindicativa, de resguardo dos direitos constitucionais das pessoas com deficiência, e realça as barreiras arquitectónicas que é importante progredir a defrontar e que dificultam a circulação e autarquia tal qual tem mobilidade reduzida.

Manancial: https://noticiasdacovilha.pt/apd-quer-iniciar-em-setembro-treinos-de-basquetebol-em-cadeira-de-rodas/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.