Quantcast
CIM entrega 15 unidades móveis de saúde - Mundo News Web Interstitial Ad Example
23 de Junho, 2021

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

CIM entrega 15 unidades móveis de saúde

2 min read
A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) tinha agendada para esta quarta-feira, 3, na Guarda, a entrega de 15 unidades móveis de saúde...

A Congregação Intermunicipal das Beiras e Montanha da Estrela (CIM-BSE) tinha agendada para esta quarta-feira, 3, na Retém, a entrega de 15 unidades móveis de saúde (UMS) aos 15 municípios do seu território.

Com a atribuição das viaturas, a CIM-BSE, presidida por Luís Tadeu, presidente da Assembleia Municipal de Gouveia, pretende “implementar e substanciar o séquito de arredor, permitindo o entrada a fainas de saúde e de esteio civil com inclinação a utentes com entrada mais pequeno” e contribuir “para minimizar as diferentes fragilidades e assimetrias existentes”.

A CIM-BSE refere em advertido que a iniciativa igualmente “irá contribuir para o reforço da rede de infra-estruturas de saúde, nomeadamente na cota de cuidados de saúde domiciliários primários, cuidados paliativos e mal mental”. “Numa óptica de sobreaviso, as UMS poderão ainda ser utilizadas em acções educativas nas áreas da toxicodependência, comportamentos de linha, saúde fomentar, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras, de conformidade com as necessidades identificadas”, acrescenta.

As viaturas eléctricas estão devidamente identificadas e encontram-se equipadas com nebulizador ultrassónico versátil, aspirador de secreções, monitor ambulatório de pressão arterial e oxímetro, aparelhamento de eletroestimulação versátil, andador, pedaleira e mala térmica.  Contam, ainda, com instauração eléctrica na bagageira e quatro portas USB, espaços de arrumos, reservatório encerrado para acomodação dos resíduos hospitalares de quadrilha de linha III e Quadrilha IV, reservatório para acomodação dos dispositivos médicos reutilizáveis e base para antissético líquido das mãos e papel de asseio.

A CIM-BSE adianta que a utilização das UMS ficará a incumbência dos municípios e dos respectivos centros de saúde, mediante a assinatura de dois protocolos entre aquela entidade, a Gestão Regional de Saúde do Meio, a Unidade Lugar de Saúde da Retém e as 15 câmaras municipais.

A compra das 15 unidades foi feita no contexto de uma candidatura financiada lã Programa Operacional Meio 2020, designada “Unidades móveis de saúde para o território CIM-BSE”, com único investimento totalidade 612.079 euros e uma comparticipação em 85 por cento lã FEDER (Fundo Europeu de Incremento Regional).

A CIM-BSE, que tem cobiça na cidade da Retém, é constituída por 15 municípios, sendo 12 do região da Retém (Almeida, Celorico da Borda, Figueira de Forte Rodrigo, Fornos de Algodres, Retém, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do região de Forte Mira (Belmonte, Covilhã e Fundão).

Manancial: https://noticiasdacovilha.pt/cim-entrega-15-unidades-moveis-de-saude/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.