Quantcast
Comida ‘para viagem’ é a maior causadora de poluição nos oceanos, aponta estudo - Mundo News Web Interstitial Ad Example
24 de Junho, 2021

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Comida ‘para viagem’ é a maior causadora de poluição nos oceanos, aponta estudo

2 min read
Sacolas, garrafas, embalagens de alimentos e talheres plásticos, todos ligados à indústria alimentícia, são maioria no lixo oceânico O post Comida ‘para viagem’ é a maior causadora...

Itens plásticos usados para armazenar e consumir comida “para viagem” são os maiores poluidores dos oceanos, indica um estudo divulgado pela revista Nature Sustainability. Sacolas, garrafas, embalagens de alimentos e talheres, todos plásticos, são os principais vilões. 

“Não surpreende que o plástico represente 80% do lixo nos oceanos. O que surpreendeu é a altíssima proporção de itens ligados a comida ‘para viagem’”, disse Carmen Morales-Caselles, da Universidade de Cádiz, na Espanha, que liderou o estudo. “Não falo só de McDonald’s, mas de garrafas de água e refrigerante, como Coca-Cola, e também latas”.

Talheres plásticos estão entre os maiores poluidores dos oceanos (Foto: Reprodução/[email protected]_by_yuri)

Os cientistas cobram medidas urgentes e pedem que determinados itens usados pela indústria alimentícia sejam proibidos. “As informações do estudo ajudarão as empresas a agir para bloquear as fontes de lixo oceânico, em vez de apenas limpar a sujeira depois”, afirmou a cientista. 

Alguns itens estão na mira dos ambientalistas há tempos, como canudos, pazinhas para mexer café e hastes de cotonetes. “É preciso bloquear o lixo na fonte, para que o plástico sequer chegue ao meio-ambiente”, disse Daniel González-Fernández, também da Universidade de Cádiz. 

O estudo identificou como maiores depósitos de lixo plástico as praias e o assoalho oceânico próximo à costa. Segundo os cientistas, as ondas e o vento varrem o lixo para essas regiões. No fundo do mar, o maior problema são itens relacionados a pesca, como linhas e redes. 

Projeto da ONU

Recentemente, foi implementado um projeto internacional que visa a reduzir o lixo plástico marinho, com a participação de 30 países de Ásia, África, Caribe, América Latina e Pacífico. 

O projeto, gerido pela OMI (Organização Marítima Internacional) e pela FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação), tem financiamento inicial do Governo da Noruega e ajudará na redução de lixo marinho, incluindo equipamentos de pesca perdidos ou descartados.

A iniciativa também facilitará o estabelecimento de parcerias público-privadas para estimular o desenvolvimento de soluções de gerenciamento de baixo custo para lixo plástico marinho. Esse processo inclui a análise de como diminuir o uso de plásticos nessas indústrias e a análise de oportunidades de reutilização e reciclagem de plásticos

O post Comida ‘para viagem’ é a maior causadora de poluição nos oceanos, aponta estudo apareceu primeiro em A Referência.

Fonte: https://areferencia.com/mundo/itens-ligados-a-comida-para-viagem-e-campea-de-poluicao-nos-oceanos-aponta-estudo/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.