Quantcast
Eclipse lunar total é neste FDS com Lua de Sangue e transmissão - Mundo News Web Interstitial Ad Example
23 de Maio, 2022

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Eclipse lunar total é neste FDS com Lua de Sangue e transmissão

3 min read
Finalmente, o tão esperado eclipse total da lua vai encantar neste fim de semana, noite deste domingo, 15 e vem com cores quentes vermelho-sangue: a chamada...

Finalmente, o tão esperado eclipse total da lua vai encantar neste fim de semana, noite deste domingo, 15 e vem com cores quentes vermelho-sangue: a chamada “Lua de Sangue‘ e com transmissao da NASA TV.

Programe-se para assistir! O eclipse vai aparecer no céu por volta das 22h30 no horário de Brasília, na noite de domingo e sua fase total ocorre na madrugada do dia 16, às 1h11 da manhã. Ele poderá ser visto da América do Sul e quase totalmente da América do Norte. Nas regiões da África e Europa Ocidental, ele poderá ser visto parcialmente.

O fenômeno perdura até 4h da manhã e é caracterizado pelo alinhamento do Sol, Terra e Lua. Isso faz com que nosso satélite natural reflita esses tons. Isso ocorre porque a Terra fica alinhada entre o Sol e a Lua, mas isso não é o suficiente para bloquear 100% dos raios solares.

De acordo com a Nasa, este fenônemo faz com que a Lua pareça cerca de 7% maior que a média.

Superfície Lunar

A NASA explica que esse evento ocorre quando “a única luz que chega à superfície da Lua é aquela que passa pela atmosfera da Terra”.

As moléculas do ar atmosférico “ocultam” o espectro azul e fazem com que a luz refletida na superfície lunar seja avermelhada. Essa é a mesma ciência por trás da cor alaranjada do céu durante o pôr do sol.

Sendo um eclipse total, a sombra da Terra cobrirá a Lua por completo deixando-a com um aspecto avermelhado deslumbrante.

Ao longo do evento, você pode acompanhar a sombra terrestre se espalhando pela superfície lunar, até cobri-la completamente.

Eclipse Lunar

Um eclipse lunar total ocorre quando a Lua e o Sol estão exatamente em lados opostos da Terra.

A Lua fica na sombra da Terra, mas um pouco da luz solar atravessa a Terra e atinge o satélite. Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá.

Conjunção de Marte e Netuno

Um dia após o próximo eclipse, em 18 de maio, você terá outro deleite no meio do mês, pois a rara conjunção de Marte e Netuno é visível nos momentos antes do amanhecer.

Marte é fácil de detectar, sendo vermelho-tangerina, e no dia 18, Netuno estará a apenas 0°34′ ao norte dele – com binóculos ou um telescópio, você poderá facilmente pular de planeta e dar uma olhada mais de perto aquele distante Big Blue Planet.

Transmissão pela NASA

De acordo com a Nasa, este fenônemo faz com que a Lua pareça cerca de 7% maior que a média.

Não deixe que a localização ou as nuvens atrapalhem suas festividades lunares.

A ampla área de visualização do eclipse significa que deve haver uma abundância de transmissões ao vivo.

A NASA e a Timeandate.com já se encarregaram dessa transmissão.

A NASA TV está programada para iniciar a cobertura ao vivo às 20h PT (Pacific Time), às 16hs, aqui no Brasil, no domingo, 15 de maio.

E se você perder essa? O próximo ocorrerá de 7 a 8 de novembro de 2022.

Fonte: https://www.sonoticiaboa.com.br/2022/05/14/eclipse-lunar-total-domingo-lua-sangue-transmissao

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.