Quantcast
"Eleição de Al Raisi na presidência da Interpol é desrespeito à lei internacional", diz Anistia - Mundo News Web Interstitial Ad Example
5 de Dezembro, 2021

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

“Eleição de Al Raisi na presidência da Interpol é desrespeito à lei internacional”, diz Anistia

2 min read
...

A eleição do general Ahmed Nasser Al Raisi, dos Emirados Árabes Unidos, na presidência da Interpol, confirmada nesta quinta-feira (25) em Istambul, apesar das acusações de tortura que pesam sobre o militar, provoca reações indignadas de defensores de direitos humanos.

Em entrevista à RFI, Pedro Neto, diretor-executivo da Anistia Internacional em Portugal, disse que “o que está em causa é um desrespeito pela lei internacional, pelas convenções contra a tortura e uma grande arbitrariedade”. Ele critica “uma campanha que levou em consideração as doações [financeiras] distribuídas pelos Emirados Árabes Unidos” em detrimento das queixas prestadas contra o major-general emiradense.

De acordo com Edward Lemon, professor assistente de aplicação da lei transnacional na Texas A&M University, os Emirados Árabes Unidos doaram US$ 54 milhões para a Interpol em 2017 e cerca de € 10 milhões em 2019.

Al Raisi derrotou a tcheca Sarka Hvrankova, única rival na disputa. Ele foi eleito na presidência da Organização Internacional de Polícia Criminal, um cargo sobretudo honorífico, por dois terços (68,9%) dos 195 estados-membros da entidade. Com sede em Lyon, no sudeste da França, a Interpol é comandada no dia a dia pelo secretário-geral da organização, o alemão Jurgen Stock, reeleito em 2019 para um segundo mandato de cinco anos. Al Raisi já integrava o comitê executivo da organização.

Al Raisi diz estar “totalmente voltado a tornar as comunidades mais seguras”. “Nos últimos 40 anos, desde que era estudante na academia de polícia até hoje, como presidente da Interpol, este princípio simples me guia”, concluiu.

Leia mais

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/elei%C3%A7%C3%A3o-al-raisi-na-presid%C3%AAncia-191819185.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.