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11 de Agosto, 2022

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Interrupções no ensino prejudicam 222 milhões de crianças, aponta relatório da ONU

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Número de menores em idade escolar impactados por crises e conflitos passou de 75 milhões em 2016 para 222 milhões O post Interrupções no ensino prejudicam 222...

O número de crianças em idade escolar impactadas por crises ou conflitos e que precisam de apoio no ensino subiu de 75 milhões em 2016 para 222 milhões nos dias atuais. O levantamento está no relatório lançado nesta terça-feira (21) pelo fundo global para educação das Nações Unidas.

O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, declarou que essas crianças “estão tendo a sua educação cruelmente interrompida” e pede a “governos, empresas, fundações e indivíduos para apoiarem o trabalho vital do fundo”. Ele faz um apelo para que “o ensino esteja ao alcance de todas as crianças, em todos os lugares” do mundo.

Deste total de 222 milhões de crianças e adolescentes afetados por crises e que precisam de apoio educacional com urgência, o estudo indica que 78,2 milhões estão fora da escola. Quase 120 milhões que frequentam as salas de aulas não estão atingindo as metas de aprendizagem em matemática ou leitura.

Crianças refugiadas em escola do Afeganistão, abril de 2019 (Foto: Unicef/Marko Kokic)

O relatório mostra que apenas uma entre cada dez crianças impactadas por crises consegue alcançar os padrões de aprendizagem nessas disciplinas. A análise da ONU mostra ainda que 84% das crianças que estão fora da escola vivem em países como Afeganistão, República Democrática do Congo, Etiópia, Mali, Nigéria, Paquistão, Somália, Sudão do Sul e Iêmen.

A guerra na Ucrânia está empurrando ainda mais crianças para fora das salas de aula: estimativas recentes indicam que o conflito já impactou 5,7 milhões de estudantes do país.

Campanha

Para a ONU, os números apresentados no relatório são “alarmantes”, mostrando que as resposta ao setor da educação durante emergências e crises continua subfinanciada”, sendo que os investimentos ficaram ainda menores desde o início da pandemia de Covid-19.

Para responder a esta crise global no setor da educação, a ONU lançou em Genebra a campanha 222 Milhões de Sonhos (#222MillionDreams), com um apelo a doadores, setor privado, fundações filantrópicas e indivíduos de alta renda. A meta é angariar fundos para garantir educação de qualidade a milhões de crianças em 40 países.

Em fevereiro do próximo ano, Genebra receberá a Conferência de Alto Nível para Financiamento do fundo A Educação Não Pode Esperar.

Antes, em Nova York, o secretário-geral da ONU receberá em setembro deste ano a Cúpula Transformando a Educação, com a meta de “mobilizar ambição política, ação, soluções e solidariedade” para que o setor do ensino se “recupere das perdas causadas pela pandemia” e para atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4, focado na educação.

Outros levantamentos das Nações Unidas mostram ainda que muitos dos países menos desenvolvidos não têm sequer infraestrutura básica, com apenas 54% das escolas com acesso à água potável, 33% com eletricidade e 40% com locais adequados para se lavar as mãos.   

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

  

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Fonte: https://areferencia.com/mundo/interrupcoes-no-ensino-prejudicam-222-milhoes-de-criancas-aponta-relatorio-da-onu/

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