Quantcast
Mudanças climáticas colocam a indústria do café em risco - Mundo News Web Interstitial Ad Example
24 de Junho, 2021

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Mudanças climáticas colocam a indústria do café em risco

2 min read
À medida que as temperaturas sobem, cresce a possibilidade de seca e doenças que matam insetos essenciais ao café O post Mudanças climáticas colocam a indústria do...

Práticas agrícolas irresponsáveis, má gestão da água e dependência de pesticidas e fertilizantes estão deixando a produção de café vulnerável às mudanças climáticas. A conclusão é da organização de mídia norte-americana Inkstick, em artigo publicado nesta terça (1).

À medida em que as temperaturas sobem no planeta, aumenta também a probabilidade de seca e de doenças que matam os insetos polinizadores essenciais para o crescimento do café. A falta desses insetos, porém, afeta com mais força os 12,5 milhões de pequenos agricultores espalhados pelo mundo.

Mudanças climáticas já colocam a indústria do café em risco
Consumo de café em padaria na Suíça, 2015 (Foto: Divulgação/Karl Fredrickson)

Como a maioria vive em países em desenvolvimento e 44% deles estão na ou abaixo da linha da pobreza, não é economicamente viável que comprem lotes de terra em altitudes mais elevadas para compensar o aumento da temperatura.

Na Colômbia, por exemplo, os pequenos agricultores de café representam grande parte da produção cafeeira do país. Cerca de 16% do PIB (Produto Interno Bruto) – ou cerca de US$ 2,64 bilhões ao ano – provêm, majoritariamente, de propriedades familiares. Em todo o mundo, quase 70% da produção cafeeira cabe a pequenos agricultores.

Especialistas apostam em agrossilvicultura

Uma porta de entrada para tentar salvar a oferta global de café é a agrossilvicultura – manejo que integra árvores e arbustos nativos aos sistemas agrícolas. Com o aumento dos nutrientes no solo, a biodiversidade é estimulada a agir como pesticida e herbicida natural.

O formato parece conciliar bem com o café, que prospera em ambientes florestados, úmidos e com sombra. Um estudo da revista “Scientific American”, de 2014, já apontou que cafezais cultivados em sombras densas crescem, produzem e se mantêm ativos por mais tempo.

Além de auxiliar o cultivo, a reintrodução de plantas nativas faz com que espécies de pássaros e insetos retornem ao ambiente e ajudem a eliminar ameaças como pragas e ervas daninhas – antes tratados com produtos químicos.

O post Mudanças climáticas colocam a indústria do café em risco apareceu primeiro em A Referência.

Fonte: https://areferencia.com/mundo/mudancas-climaticas-colocam-a-industria-do-cafe-em-risco/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.