Quantcast
NATO reconhece Rússia como a maior ameaça mas China também preocupa - Mundo News Web Interstitial Ad Example
8 de Agosto, 2022

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

NATO reconhece Rússia como a maior ameaça mas China também preocupa

2 min read
...

Entre visitas ao Museu do Prado e reuniões intermináveis na Feira de Congressos, os líderes dos países da NATO estabelecem o novo rumo a seguir. A Cimeira de Madrid está inevitavelmente associada à guerra na Ucrânia, com a aliança militar a prometer apoiar Kiev o tempo que for necessário e a reforçar a presença na fronteira a leste.

A ameaça russa obriga a mudanças e Jens Stoltenberg apresentou na capital espanhola o novo conceito estratégico da organização, que substitui o que estava em vigor desde 2010. Para o Secretário-geral da NATO, o novo documento “é substancialmente diferente e deixa bem claro que a Rússia representa a ameaça mais direta e significativa à segurança da aliança Atlântica”.

O conceito estratégico anterior, em vigor desde a cimeira de Lisboa de 2010, estabelecia como prioridade a manutenção da paz e reconhecia que a ameaça de um ataque ao território da NATO era bastante baixa. Um pressuposto que caiu por terra com as ambições expansionistas de Vladimir Putin na Ucrânia.

A ameaça russa levou também Suécia e Finlândia a abdicarem da neutralidade para se juntarem à aliança militar atlântica.O presidente finlandês, Sauli Niinistö, lembrou, no entanto, que ao longo das últimas décadas o seu país vinha já a construir parcerias com a NATO e com os países membros, dando como exemplo as cooperações bilaterais com Estados Unidos e Reino Unido.

Apesar de a Rússia ter sido apontada como a principal ameaça, não é a única. Pela primeira vez a NATO mostrou-se preocupada com a China, particularmente com o seu crescimento militar, que inclui o desenvolvimento de armas nucleares.

Para a Organização do Tratado do Atlântico Norte, o caminho passa por continuar a crescer, com novos membros ou com o reforço de parcerias.

Fonte: https://br.noticias.yahoo.com/nato-reconhece-r%C3%BAssia-como-maior-051111629.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.