Quantcast
No México, cartel Jalisco inicia campanha de perseguição a policiais de elite - Mundo News Web Interstitial Ad Example
24 de Junho, 2021

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

No México, cartel Jalisco inicia campanha de perseguição a policiais de elite

2 min read
Cartel declarou guerra à Força Tática de Guanajuato por 'tratamento injusto' aos membros do grupo O post No México, cartel Jalisco inicia campanha de perseguição a...

O violento cartel mexicano de Jalisco iniciou uma campanha de perseguição e terrorismo contra os policiais de elite de Guanajuato, cidade da região central do país, reportou a Associated Press.

O grupo criminoso sequestra e tortura membros da Força Tática para obter nomes e endereços de outros oficiais, numa onda de violência contra o governo de Andrés Manuel López Obrador. O grupo caça e mata policiais dentro de suas casas quando estão de folga, muitas vezes em frente à família.

No México, cartel Jalisco inicia 'campanha' de perseguição a policiais de elite
Membros do cartel Jalisco, de Guanajuato, México, em julho de 2017 (Foto: Reprodução/Youtube/WikiCommons)

López Obrador defende uma abordagem não-violenta para tentar diminuir o conflito com o narcotráfico desde que assumiu o poder, em 2018. O presidente chegou a libertar um líder de quadrilha para “evitar derramamento de sangue” e disse que preferia focar no longo prazo, com projetos para gerar empregos e assim evitar que jovens entrem para o crime.

Nas ruas, porém, a força de elite conhecida como Grupo Tático estaria tratando os criminosos com rigor excessivo, na opinião do cartel. “Se você quer guerra, vai conseguir uma guerra. Já sabemos onde vocês estão e iremos até todos vocês”, disse um banner instalado pelo grupo criminoso em um prédio central de Guanajuato.

O painel diz ainda que a cada membro preso, o cartel matará dois oficiais da Força Tática. As autoridades de Guanajuato se recusaram a comentar quantos membros do grupo de elite já foram mortos.

A polícia estadual, porém, confirmou um caso recente, de um policial que foi sequestrado em sua casa na última quinta (27). Seu corpo foi encontrado em uma rodovia no final de semana.

Demissão e fuga em massa

David Saucedo, analista de segurança de Guanajuato, relatou à AP que muitos oficiais já desertaram do serviço, abandonaram suas casas e estão fugindo da cidade. A cooperativa jornalística da cidade, Poplab, registrou pelo menos sete policiais mortos em seus dias de folga.

Guanajuato registrou mais policiais mortos que qualquer Estado mexicano desde 2018. Pelo menos 262 policiais foram assassinados entre 2018 e 12 de maio. A média é de cerca de 75 policiais mortos por ano.

O estado é o mais violento do México devido à luta incessante entre o cartel Jalisco e outras gangues locais apoiadas pelo cartel de Sinaloa, um antigo rival.

O post No México, cartel Jalisco inicia campanha de perseguição a policiais de elite apareceu primeiro em A Referência.

Fonte: https://areferencia.com/americas/no-mexico-cartel-jalisco-inicia-campanha-de-perseguicao-a-policiais-de-elite/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.