Quantcast
ONU relata avanços na tentativa de retomar exportações de grãos da Ucrânia - Mundo News Web Interstitial Ad Example
14 de Agosto, 2022

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

ONU relata avanços na tentativa de retomar exportações de grãos da Ucrânia

3 min read
António Guterres fala em “passo crítico” para permitir a “exportação segura” de milhões de toneladas de grãos através do Mar Negro O post ONU relata avanços na...

O chefe da ONU (Organização das Nações Unidas), António Guterres, elogiou na quarta-feira (13) o progresso feito por Rússia e Ucrânia a fim de permitir a retomada das exportações de grãos, em meio a negociações mediadas na Turquia. Ele classificou os avanço como um “raio de esperança para aliviar o sofrimento humano e aliviar a fome em todo o mundo”.

O português disse que foi dado um “passo crítico” para permitir a “exportação segura” de milhões de toneladas de grãos através do Mar Negro, mas enfatizou que ainda não foi assinado nenhum acordo formal entre a Rússia e a Ucrânia. .

O governo de Turquia vem trabalhando com a ONU para intermediar um acordo há semanas, depois que a invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro viu um grande aumento nos preços de grãos, óleos de cozinha, combustível e fertilizantes, juntamente com grandes problemas na cadeia de suprimentos em todo o mundo.

Grande parte do grão importado pelos países em desenvolvimento vem da Ucrânia. Porém, desde a invasão, os portos do Mar Negro do país foram bloqueados pela Rússia, incluindo o centro crucial de Odesa.

Porto de Odessa, de onde habitualmente saem cargas de grãos da Ucrânia (Foto: Wikimedia Commons)

“Em um mundo obscurecido por crises globais, hoje, finalmente, temos um raio de esperança ”, disse Guterres. “Um raio de esperança para aliviar o sofrimento humano e aliviar a fome em todo o mundo. Um raio de esperança para apoiar os países em desenvolvimento e as pessoas mais vulneráveis. Um raio de esperança para trazer uma medida de estabilidade muito necessária ao sistema alimentar global”.

Guterres disse que a ONU foi representada nas negociações em Istambul pelo chefe de Assuntos Humanitários, Martin Griffiths, e por Rebeca Grynspan, chefe da UNCTAD (Agência de Comércio e Desenvolvimento da ONU.

“Desde que a guerra começou, tenho enfatizado a importância de ter os produtos alimentícios da Ucrânia e os alimentos e fertilizantes russos totalmente disponíveis nos mercados mundiais”, disse o português. “No final, o objetivo de todas as partes não é apenas um acordo entre a Federação Russa e a Ucrânia, mas um acordo para o mundo”.

O chefe da ONU agradeceu a Turquia por seus “excelentes esforços” nas negociações e saudou todos os participantes por seu trabalho “para garantir um acordo para nossa humanidade comum”.

“Hoje é um passo importante e substantivo. Um passo no caminho para um acordo abrangente . Também devemos fazer mais pelas pessoas que lutam e pelos países em desenvolvimento que estão sendo atingidos por uma crise alimentar, energética e financeira que não foi criada por eles”, disse Guterres.

O scretário-geral lembrou que a guerra na Ucrânia continua, mas as “notícias esperançosas” das negociações de Istambul “mostram a importância do diálogo”. Ele disse ainda esperar que a primeira reunião em Istambul leve a outra, “muito em breve”, potencialmente na próxima semana.

Questionado sobre a possibilidade mais ampla de um acordo de paz ser alcançado entre a Rússia e a Ucrânia para acabar com os combates, Guterres disse que ainda há um “longo caminho a percorrer”, embora os desenvolvimentos de quarta-feira tenham sido um sinal extremamente encorajador.

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente em inglês pela ONU News

O post ONU relata avanços na tentativa de retomar exportações de grãos da Ucrânia apareceu primeiro em A Referência.

Fonte: https://areferencia.com/mundo/onu-relata-avancos-na-tentativa-de-retomar-exportacoes-de-graos-da-ucrania/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.