Quantcast
Opas cita efeitos de longo prazo da Covid-19 e pede sistemas de saúde em alerta - Mundo News Web Interstitial Ad Example
16 de Agosto, 2022

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Opas cita efeitos de longo prazo da Covid-19 e pede sistemas de saúde em alerta

2 min read
Braço da OMS pede que países preparem sistemas de saúde, em face de um aumento de 13,9% nos casos na semana passada. O post Opas cita...

A pandemia de Covid-19 voltou a crescer nos países latino-americanos e caribenhos. Na semana passada, o aumento no número de casos foi de 13,9%. Diante desses números, a Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) fez um alerta para os países sobre o sistema de saúde pública.

A diretora da agência, Carissa Etienne, disse que a região precisa estar preparada para responder aos efeitos prolongados da Covid.

Em média, de 10% a 20% das pessoas que foram infectadas com o vírus estão sentindo cansaço, falta de ar e problemas mentais. E, como 161 milhões de pessoas foram contaminadas nos últimos dois anos, centenas de milhares de americanos e caribenhos podem passar pelo problema.

A chefe da Opas contou que a pandemia surpreendeu a agência da ONU de novo, e muitos efeitos deverão persistir por vários anos. Segundo ela, as pessoas que já enfrentavam algumas condições de saúde antes da Covid estão mais expostas ao risco, assim como as que fumam, utilizam o cigarro eletrônico e não foram vacinadas.

Profissional da saúde administra vacina à Covid-19 em hospital de Cundinamarca, Colômbia, fevereiro de 2021 (Foto: PAHO/Karen González)

Etienne afirma que a melhor maneira de não ter que enfrentar esses sintomas da Covid é evitando a doença. Para ela, as máscaras e o distanciamento social continuam sendo chave para não se contaminar. E as vacinas contra a Covid-19 têm um papel vital para impedir as consequências da doença.

A Opas lembra que quem contrai a Covid após a imunização tem sintomas leves e menos chance de desenvolver a Covid longa. Mesmo assim, 224 milhões de pessoas nas Américas sequer foram vacinadas com a primeira dose. Um atraso que tem de ser vencido, para Carissa Etienne.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda alguns passos como ação para enfrentar o problema: reconhecimento, reabilitação e pesquisa. A chefe da Opas lembra que ainda se sabe muito pouco sobre a doença.

Em toda a região das Américas, os casos seguem aumentando com mais de 1,3 milhão de novas infecções e 4.158 mortes.

Somente na América do Norte, a subida foi de 7,7% nos Estados Unidos e México. Já no Canadá, houve uma redução nas notificações. A América do Sul segue liderando o número de novas infecções com 24,6% de aumento. No Caribe, a alta foi de 3,2% na semana passada.

Conteúdo adaptado do material publicado originalmente pela ONU News

O post Opas cita efeitos de longo prazo da Covid-19 e pede sistemas de saúde em alerta apareceu primeiro em A Referência.

Fonte: https://areferencia.com/coronavirus/opas-cita-efeitos-de-longo-prazo-da-covid-19-e-pede-sistemas-de-saude-em-alerta/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.