Quantcast
Ottawa diz que China vetou diplomatas canadenses em julgamento de bilionário - Mundo News Web Interstitial Ad Example
8 de Agosto, 2022

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Ottawa diz que China vetou diplomatas canadenses em julgamento de bilionário

2 min read
Xiao Jianhua, bilionário canadense nascido na China, foi detido pelas autoridades em um hotel de Hong Kong em 2017 O post Ottawa diz que China vetou diplomatas...

Ottawa acusa Beijing de impedir o acesso de diplomatas do Canadá ao julgamento de Xiao Jianhua, bilionário nascido na China e que tem cidadania canadense. Ele foi supostamente levado pelas autoridades quando estava hospedado em um hotel de Hong Kong em 2017. As informações são da rede Voice of America (VOA).

Em declaração divulgada na terça-feira (5), o governo do Canadá alega que “fez vários pedidos para comparecer ao julgamento”, mas a “nossa presença foi negada pelas autoridades chinesas”. De acordo com a Embaixada canadense em Beijing, o julgamento ocorreu na segunda-feira (4).

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá, em junho de 2021 (Foto: WikiCommons)

Nascido na China, Xiao é fundador do Tomorrow Group, sediado em território chinês e cuja função era administrar ativos de pessoas do alto escalação do governo da China. Assim, ele tinha relação próxima com a cúpula do Partido Comunista Chinês (PCC).

Em 2016, o empresário foi listado como a 32ª pessoa mais rica da China no ranking da Hurun China, que equivale à lista da revista Forbes. Ele desapareceu do hotel em que estava hospedado durante uma operação anticorrupção do governo chinês contra empresários acusados de suborno.

À época da detenção, as autoridades chinesas não confirmaram nem negaram a prisão de Xiao. Também não são conhecidas eventuais acusações que pesem contra ele.

O post Ottawa diz que China vetou diplomatas canadenses em julgamento de bilionário apareceu primeiro em A Referência.

Fonte: https://areferencia.com/asia-e-pacifico/canada-diz-que-china-proibiu-diplomatas-em-julgamento-de-bilionario/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.