Quantcast
Quatro município e a UBI unidas para fazer levantamento do parque habitacional - Mundo News Web Interstitial Ad Example
19 de Agosto, 2022

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Quatro município e a UBI unidas para fazer levantamento do parque habitacional

2 min read
A Universidade da Beira Interior e os municípios da Covilhã, Fundão, Belmonte e Manteigas assinaram na sexta-feira, 15, um memorando de entendimento que visa fazer o...

A Universidade da Beira Interior e os municípios da Covilhã, Fundão, Belmonte e Manteigas assinaram na sexta-feira, 15, um memorando de entendimento que visa fazer o levantamento, em cada concelho, do parque habitacional, do seu estado, que intervenções são necessárias e reunir indicadores sobre infra-estruturas e qualidade de vida.

“A assinatura do memorando é um passo importante para criar um ecossistema regional que abrange os municípios da Cova da Beira, alargado até Manteigas, que é também um espaço natural de proximidade”, acentuou Vítor Pereira, durante a reunião pública da autarquia, onde a minuta sobre o “Levantamento das Infra-estruturas-Base da BeiraValley foi aprovada.

Segundo o autarca, está-se a trabalhar “numa perspectiva territorial alargada”, juntando os quatro pólos urbanos em torno de um projecto que Vítor Pereira espera poder “contribuir para apoiar os municípios envolvidos nas estratégias de resposta a dar aos desafios colocados pela instalação de empresas de base tecnológica, numa perspectiva de cooperação entre os diversos municípios, garantindo assim uma maior massa crítica”.

De acordo com o edil, “proceder-se-á ao levantamento do parque habitacional disponível em termos de alojamento susceptíveis de acções de reabilitação e a sistematização do cronograma a curto e médio prazo de novos alojamentos”.

A Ubi, em comunicado, explica que o Memorando de Entendimento é “o ponto de partida de um estudo a realizar nos quatro municípios envolvidos, que visa fazer o levantamento do parque habitacional disponível, dos alojamentos susceptíveis de acções de reabilitação e da sistematização do cronograma a curto/médio prazos dos novos alojamentos”.

“Proceder-se-á ainda à sistematização de uma matriz de indicadores que avaliem as condições de conforto e habitabilidade dos alojamentos”, acrescenta a instituição.

A universidade adianta que, ainda que o levantamento das infra-estruturas base seja centrado na habitação, tal propósito insere-se “numa perspectiva mais ampla da qualidade de vida que lhe está associada e inclui as infra-estruturas culturais, de educação, de prestação de cuidados de saúde, de estabelecimentos de comércio, de condições de mobilidade ou proximidade a espaços verdes e de lazer, entre outros indicadores de qualidade dos espaços urbanos.”

A instalação, em Belmonte, da WIT Software, empresa de ICT (information and communication technology), em 2025, justifica, segundo a UBI, o interesse em realizar o “levantamento das infra-estruturas base da Beira Valley”.

“Este levantamento assenta numa perspectiva territorial alargada, à escala da rede regional constituída pelos referidos quatro pólos urbanos e espera-se que os ´outputs` sistematizados possam vir a contribuir para informar os municípios envolvidos sobre as acções e estratégias de resposta a dar aos desafios colocados por esta oportunidade de desenvolvimento tecnológico para a região da Beira Interior.”

Fonte: https://noticiasdacovilha.pt/quatro-municipio-e-a-ubi-unidas-para-fazer-levantamento-do-parque-habitacional/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.