Quantcast
RN vai ‘estocar vento’ para produzir energia limpa - Mundo News Web Interstitial Ad Example
27 de Outubro, 2021

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

RN vai ‘estocar vento’ para produzir energia limpa

4 min read
O Rio Grande do Norte, um dos maiores produtores de energia eólica do país, assinou protocolo com a empresa EV Brasil, para armazenar, ou seja, estocar...

A energia eólica produzida no RN é fonte renovável mais barata e limpa Foto: Divulgação

O Rio Espaçoso do Setentrião, singular dos antepassados produtores de força eólica do região, assinou cerimónia com a empresa EV Brasil, para armazenar, ou seja, estocar ventania.

O conciliação prevê a fundação de força verdejante em larga graduação, o adiante do sujeito na América Latina.

“A tecnologia que a empresa pretende alegar para o RN já foi testada na Suíça e utiliza blocos de concreto empilhados em torres de até 120 metros de profundeza para armazenar força potencial gravitacional”.

“O liso é agregar o projeto à artefacto de hidrogênio verdejante, que poderá ser viabilizada no circunstância nos próximos anos graças à lisura do mercado eólico offshore”, afirma o gestão do circunstância em nota.

Porquê estocar ventania

A cerca de os ventos, o culminância da artefacto eólica ocorre durante a noite, quando o consumo é menor.

Então, para que todo o potencial energético seja aproveitado, é principal inventar formas de armazenar essa força para costume ulterior.

Esse processo, fundamentado nos rudimentos da força cinética, é apto de aproveitar 100% da força renovável.

Ele controla a quantidade entregue e ainda consegue armazenar todo o troco.

Ali disso, nascente é o exemplar que promete provocar menos impactos ambientais, especialmente se comparado às baterias de íon-lítio, bem comuns.

A governadora Fátima Vitela ainda lembrou que a ex-presidente Dilma Rousseff foi fim de críticas, na era de seu gestão, ao discursar a cerca de “estocar ventania”, no acepção de armazenar a força produzida lã ventania. É o que vai intercorrer actualmente.

O investimento

O investimento no projeto-piloto será de aproximadamente 12 milhões de reais, ainda de conciliação com o gestão.

O conciliação prevê ainda o pedestal do circunstância na interlocução com fornecedores e compradores de força, salvo órgãos responsáveis lã processo vernáculo de força.

“Seguimos sendo pioneiros na artefacto de força renovável, coluna substancial para a diversificação da útero enérgica”, comemorou a governadora do circunstância, Fátima Vitela.

Estoque de ventania

A resolução da Energy Vault foi vencedora do Prêmio “Pioneiros de Tecnologia 2020” do Fórum Econômico Mundial (Davos) e já passou por experimentações.

As fontes de força solar e eólica tem picos diferentes de artefacto e dependem das condições climáticas pra funcionarem

Durante os dias ensolarados, as placas fotovoltaicas tendem a funcionar melhor do que nos dias nublados.

Resolução experiente

O CEO da EV Brasil, João Fernandes, afirma que “as energias renováveis eólica e solar são eminentemente intermitentes e sua utilização massiva 24×7 requer o propagação de soluções de armazenamento que sejam confiáveis e flexíveis.

Nossa resolução da Energy Vault adota singular projeto mais eficaz, inextinguível e ambientalmente sustentável que outras opções, com eficácia de ciclo de 80 a 85%, bibiografia conveniente sobranceiro a 35 anos, sem criação de resíduos químicos e sem degradação de sua propensão de armazenamento ao comprido do temporada”.

O delegado destaca singular potencial da processo de 400 MW a 600 MW em unidades de armazenamento de força verdejante gravitacional até 2024 no Rio Espaçoso do Setentrião.

Criação de força

Com 194 parques em cálculo, 47 em construção e 79 já contratados, o RN segue uma vez que líder vernáculo na artefacto de força renovável.

Somados todos os projetos, são 9,6 GW de potência, segundo os dados da Escritório Pátrio de Força Elétrica (Aneel).

Excepto apostar em força limpa e renovável, a governadora lembra o papel desta tecnologia neste instante avaliador que o região vive em termos de estabilidade energética.

O Brasil aposta sobretudo em força hidrelétricas, porém a pouquidade de chuvas faz com que o região aumente sua sucursal em termelétricas, que são mais poluentes e mais caras.

Veja o post da governadora do RN, Fátima Vitela:

Com informaçoes da JC e Ciclo Vivo

O post RN vai ‘estocar ventania’ para fabricar força limpa apareceu adiante em Isolado Comunicação Boa.

Nascente: https://www.sonoticiaboa.com.br/2021/10/01/rn-estocar-vento-energia-limpa/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.