Quantcast
Veja a galáxia mais antiga já registrada. Foto do telescópio James Webb - Mundo News Web Interstitial Ad Example
17 de Agosto, 2022

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Veja a galáxia mais antiga já registrada. Foto do telescópio James Webb

2 min read
A Nasa registrou mais um marco histórico. O telescópio James Webb, conseguiu fotografar a galáxia mais antiga já encontrada na astronomia. O conjunto de estrelas, chamado...

O conjunto de estrelas, chamado GLASS-z13, foi visto a 13,5 bilhões de anos-luz. Isso significa que a imagem capturada pelo telescópio foi emitida 300 milhões de anos após a formação do universo.

Este é o registro mais antigo de um objeto astronômico já conseguido por cientistas. A análise foi obtida junto com as primeiras imagens do James Webb, divulgadas na semana passada, mas não constava das fotos liberadas ao público.

A idade exata da galáxia

Um dos motivos pelos quais a NASA segurou as imagens feitas pelo James Webb é o estudo das características da GLASS-z13. O documento ainda passa por algumas revisões.

Assim, é necessário confirmar as observações feitas pelos cientistas. Existe também outro grupo de pesquisa trabalhando com os mesmos dados e já chegou a conclusões similares quanto às características do conjunto de estrelas.

Análises realizadas anteriormente indicavam que a galáxia estava a 13,4 bilhões de anos-luz, o equivalente a 134 nonilhões de quilômetros.

Essa informação foi validada pela equipe do Observatório Astronômico Nacional do Japão, liderada por Nobunari Kashikawa.

Além disso, o grupo conseguiu determinar o chamado desvio para o vermelho (em inglês, redshift) da galáxia.

O telescópio

O telescópio espacial James Webb é o sucessor do Hubble, o mais famoso telescópio que a humanidade levou ao espaço.

Originalmente lançado em abril de 1990, o Hubble foi responsável por inúmeras descobertas que, hoje, são de conhecimento comum para qualquer entusiasta da astronomia.

Registro feito pelo telescópio James Webb - Foto: divulgação