Celebrando a diversidade: tradições de Natal ao redor do mundo
3 min readVocê já imaginou porquê é o Natal ao volta do mundo? Apesar de ser uma celebração universal, a forma porquê diferentes culturas vivem esse dia é dissemelhante. E saber um pouco delas pode ajuda você, inclusive, a inovar na sua ceia.
Seja no calor das praias tropicais, sob a neve dos Alpes europeus ou em comunidades distantes, o espírito natalino se adapta ao clima, à religião e à legado cultural de cada região.
Vamos aproveitar esse dia 24/12 para desvendar porquê as diferentes culturas ao volta do mundo fazem desta data um momento de celebração única
Alemanha: mercados e o chegada
Uma das imagens mais emblemáticas do Natal germânico são os mercados de Natal, ou Christkindlesmärkte. Eles enchem as praças com barracas de madeira, luzes cintilantes e aromas tentadores de especiarias.
Outra tradição adorada na Alemanha é o Calendário do Chegada, que marca os dias até o Natal de maneira peculiar. Todos os dias, uma porta do calendário é ensejo, revelando um pequeno presente ou uma mensagem.
Para muitos, isso é um lembrete da paciência e da preparação místico para o promanação de Cristo. As crianças adoram a expectativa de furar uma novidade porta todos os dias, e esse gesto simples fortalece os laços familiares e cria uma sensação de magia.
Leia mais notícia boa
- Qual o melhor dia para montar a Árvore de Natal em 2024? Veja
- Menino de 4 anos aprende sozinho todos os países e as 195 bandeiras do mundo; Brasil favorita!
- Ranking elege as melhores cidades do mundo pra se viver; 29 são brasileiras
Filipinas: Simbang Gabi e o Desfile de Lanternas
Nas Filipinas, o Natal começa muito antes da véspera, com a celebração do Simbang Gabi, uma missa tradicional que ocorre nas primeiras horas da manhã dos nove dias que antecedem o Natal.
Depois a missa, as ruas são tomadas por barracas de comida, onde se pode saborear iguarias porquê puto bumbong (bolinhos de arroz roxo com coco e açúcar) e bibingka (bolo de arroz assado).
Uma das tradições mais encantadoras das Filipinas é o Parol, uma lanterna feita de bambu e papel, que simboliza a estrela de Belém.
Durante a temporada de Natal, as cidades e vilarejos se enchem de lanternas coloridas, iluminando as noites de dezembro e criando um espetáculo visual.
As lanternas são muitas vezes secção de desfiles, onde as famílias e comunidades desfilam com suas criações iluminadas, criando um verdadeiro festival de luzes.
Itália: La Vigilia e o Pranzo di Natale
A véspera de Natal italiana é bastante interessante. As famílias se reúnem para um grande boda. A tradição mais famosa é o cenone della vigilia, a repasto de Natal, que tradicionalmente não inclui músculos, mas sim frutos do mar, porquê bacalhau, camarões e mariscos.
No Pranzo di Natale, o almoço de Natal, a mesa se enche de carnes, porquê o arrosto (assado de músculos) e tortellini in brodo (tamanho recheada com caldo), simbolizando a opulência e o paixão familiar.
As festas italianas de Natal também são marcadas pelas figuras do Befana, uma feitiçeira bondosa que visitante as crianças na véspera de Ano Novo para deixar doces ou carvão, dependendo do comportamento dos pequenos durante o ano.
Muito bacana, não é? Você também pode se inspirar nessas tradições para produzir uma ceia dissemelhante.
O Natal em Novidade York é um espetáculo de luzes, árvores gigantes e a magia que toma conta das ruas movimentadas da cidade. – Foto: Freepik