Semana da Literatura e do Design em Maio na Covilhã
3 min readOficinas para escolas e para famílias, uma feira do livro no dia 17, exposições, uma instalação artística, residências literárias, uma rota literária, o Concurso de Leitura Municipal, espetáculos e a presença de mais de uma dezena de escritores e designers são alguns dos ingredientes da Trama – Semana da Literatura e do Design, que se realiza entre 11 e 17 de maio na Covilhã.
O evento é uma das iniciativas da Trienal Internacional de Design da Covilhã, que decorre até 21 de junho, e pretende explorar e desenvolver as relações e interseções entre a literatura e o design, “tecê-las sob diferentes perspetivas” e perceber uma vez que o design pode ampliar a compreensão da literatura, e vice-versa, referiu a vereadora com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia, durante a apresentação da Trama, na sexta-feira, 11.
Além de André Letria, Inês Fonseca Santos e Ricardo Henriques, que dinamizam a residência “O debuxo conta histórias”, com várias escolas do concelho, a Trama junta na Covilhã vários nomes da literatura e do design.
Afonso Cruz, Ana Sabino, Dário Cannatá, Francisca Camelo, Tatiana Salem Levy, Rachel Caiano, Rodolfo Castro, Jorge Reis ou Luís Miguel Moreira Pinto são algumas das presenças confirmadas, assim uma vez que a cantora Rita Red Shoes e o jornalista Mário Augusto, para uma apresentação contada e cantada.
A Semana de Literatura e Design inclui no programa, em diferentes atividades, a evocação de seis escritores do concelho: António Jurisdição Baptista, José Marmelo e Silva, Ernesto Melo e Castro, Maria Melo Giraldes e Lúcio Craveiro da Silva.
No primeiro dia, no Paul, realiza-se a Rota Literária José Marmelo e Silva e a obra de Maria Melo Giraldes inspirou a residência artística de que resulta o espetáculo de dia 12 “Memória da material. O lugar do repercussão”, no Jardim do Lago, com sessões às 10:00 e 14:00, criado e interpretado por João Mota e Patrícia Paixão. Dia 14 há uma leitura encenada dos livros “A pelo e a neve” e “Moca Montalto”.
Regina Gouveia, salientou que levante é um caminho proveniente em relação ao trajectória que tem sido feito pela Livraria Municipal e que se pretende conciliar a perspetiva da literatura com uma Cidade Criativa da UNESCO do Design.
A autarca destacou um “programa cobiçoso, plural”, com “várias dimensões”, mas muito focado no público escolar, com quem vão ser desenvolvidas diferentes atividades.
“Nascente programa é, sobretudo, direcionado para o universo escolar, para a promoção do sucesso educativo através da arte, da literatura e do design” acentuou Regina Gouveia.
“Era um evento que sentíamos que nos faltava”, referiu a vereadora, que explicou que o nome Trama está relacionado com a identidade da Covilhã, de cidade-fábrica, com os tecidos e padrões dos tecidos, mas também com os enredos da literatura.
O objetivo, reforçou, é dar ininterrupção à promoção do livro e da leitura, mas criando pontes com as artes e a inovação.
A diretora da Livraria Municipal, Cristina Caetano, enfatizou o trabalho feito com os alunos das escolas no sentido de “estimular a originalidade” e trabalhar num processo assente no debuxo.
Regina Gouveia sublinhou que as crianças vão ser desafiadas a gerar, alternadamente, nos quadrados do padrão de um tecido, uma ilustrações e textos, de que vai resultar uma exposição, enaltecendo que mais importante do que o resultado é o processo e o incentivo para percorrerem “caminhos diferentes”.
A Câmara da Covilhã vai também assinar um protocolo com a Direção-Universal do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas que prevê a apresentação e entrega, na Covilhã, do Prémio Design do Livro.
O teor Semana da Literatura e do Design em Maio na Covilhã aparece primeiro em Jornal Notícias da Covilhã.
Nascente: https://noticiasdacovilha.pt/semana-da-literatura-e-do-design-em-maio-na-covilha/