Quantcast
População cresce pela primeira vez em 50 anos em Penamacor - Mundo News
18 de Junho, 2025

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

População cresce pela primeira vez em 50 anos em Penamacor

3 min read
Segundo um estudo da CIM Beira Baixa, o concelho, em 2023, ganhou mais 49 residentes, fruto da chegada de muitos estrangeiros O conteúdo População cresce pela primeira...

O concelho de Penamacor tem mais gente. Pelo menos, mais do que tinha em 2008. É esta a epílogo de um relatório de caracterização da situação e dinâmica imigratória na Margem Baixa, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIMBB) que foi apresentado, a 5 de junho, em Penamacor, e que revela, segundo a autonomia, um “desenvolvimento real da população no concelho em 2023”.

Segundo o estudo, realizado pelo Instituto Politécnico de Forte Branco (IPCB) para a CIMBB, e divulgado numa sessão pública no auditório da Santa Vivenda, e que teve uma vez que propósito indagar a evolução da população estrangeira nos oito concelhos desta Comunidade, entre 2008 e 2023, no concelho de Penamacor, o número de estrangeiros residentes passou de 58, em 2008, para 78, em 2013, 199, em 2018, e 440, em 2023. “Devido a leste desenvolvimento, a população real no território de Penamacor, em 2023, aumentou 49 habitantes, resultante de um saldo positivo migratório de 130 habitantes, em contrapartida de um saldo oriundo negativo de 81 habitantes. Nascente desenvolvimento e esta inversão populacional acontece pela primeira vez nos últimos 50 anos e vem valorizar a estratégia de desenvolvimento do nosso concelho, reforçando o desenvolvimento da comunidade escolar dos últimos três anos” salienta a Câmara em enviado.

O estudo partiu da premissa de que a dinâmica demográfica da Margem Baixa tem sido marcada por um declínio populacional e um envelhecimento acentuado ao longo das últimas décadas, “o que tem um impacto significativo na estrutura económica e social da região.” E frisa que o recente movimento migratório “tem desempenhado um papel fundamental na reconfiguração da dinâmica populacional da Margem Baixa, refletindo tendências de desenvolvimento que contrastam com a histórica dinâmica recessiva da região.”

Assim, segundo o relatório, entre 2008 e 2023 houve um aumento da população estrangeira residente nesta região, sobretudo a partir de 2018, “o que levanta novas questões sobre a integração, dinâmicas sociais e impactos no desenvolvimento lugar.” Dos dados recolhidos, verifica-se que o número de estrangeiros legalizados residentes na região passa de 1856, em 2008, para 6786, em 2023, o que representa um aumento de 265,6% no período analisado. Penamacor segue a mesma tendência e, segundo o estudo, o Reino Unificado e a Alemanha são quem mais novos residentes fornecem ao concelho.

O presidente da autonomia, António Luís Beites, salienta que esta é a primeira tempo de um trabalho que ainda não está concluído, e que a Câmara já estava em diálogo com a CIMBB para realização deste estudo. “Oleiros também queria fazer, decidimos alargá-lo, por unanimidade, a toda a Comunidade Intermunicipal” explica. Beites afirma que o desenvolvimento da população estrangeira no território “tem sido exponencial a ponto de inverter o decréscimo populacional praticamente em todos os municípios do território nestes últimos dois anos”, acrescentando que “estas novas comunidades são muito bem-vindas ao território”. “Don Sancho foi o povoador e esta novidade comunidade está a restaurar o foral de Penamacor e a povoar novamente o território. Temos falta de mão-de-obra e eles fazem cá falta. É necessário, no entanto, que estejam muito integrados. Nascente estudo é necessário para conhecermos estes novos residentes, porque é que cá estão e porque é que continuam a vir mais. Nascente é um processo que vai continuar, pelo menos nos próximos anos”, garante.

Durante o estudo foram feitos tapume de 400 inquéritos a imigrantes residentes no território, nos mais diversos sectores de atividade, sendo que “a perceção universal sobre os imigrantes é positiva na maioria dos concelhos”, frisa a autonomia penamacorense. Os autores do estudo dizem ainda, que, na ótica da comunidade, a imigração na região “representa uma oportunidade para revitalizar a economia e combater o despovoamento, mas exige estratégias eficazes de inclusão, sendo que os desafios mais prementes incluem habitação, barreiras linguísticas e aproximação a serviços públicos.”

O teor População cresce pela primeira vez em 50 anos em Penamacor aparece primeiro em Jornal Notícias da Covilhã.

Manancial: https://noticiasdacovilha.pt/populacao-cresce-pela-primeira-vez-em-50-anos-em-penamacor/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.