Brasileiro Caio Temponi é escolhido entre as 100 crianças e adolescentes mais inteligentes do mundo
3 min read

Mais um orgulho que o Caio Temponi traz para o Brasil. Agora, o garoto de 16 anos, que já está prestes a terminar duas faculdades – de matemática e recta – foi incluído no seleto grupo dos 100 adolescentes e crianças mais inteligentes do mundo pelo Prêmio Global Child Prodigy 2025.
Morador de Juiz de Fora, MG, Caio receberá um prêmio no próximo dia 26, em jantar, na Câmara dos Comuns, no Parlamento Britânico, Reino Unificado. Caio venceu na categoria Perceptibilidade e Memória – QI.
“O Caio foi ensinado desde pequeno que ele não era dissemelhante de ninguém, que o seu dom que Deus deu não fazia ele ser melhor que as outras crianças”, disse a mãe Laurismara Temponi, toda orgulhosa e modesta, em entrevista ao Só Notícia Boa. “Ele é muito fácil de mourejar, muito simples, nunca mostrou as suas facilidades e nunca gostou de romper ou exibir.”
Trajetória de conquistas
O Só Notícia Boa acompanha os passos de Caio há anos: ele foi o mais jovem brasiliano a ser sancionado no Instituto Tecnológico da Aviação (ITA) e conseguiu ingressar 18 vezes em universidades federais do país, conquistando o título – de mais jovem com o maior número de aprovações.
Ainda bebê, Caio já demonstrava a superdotação. “Ele, com menos de 2 anos, ganhou um quebra-cabeça de seus padrinhos e aquele jogo virou uma diversão para ele, onde ele amava montar”, relembrou a mãe.
Agora, Caio é orgulho brasiliano na Europa! A gente aplaude e vibra junto. Assista aqui ao video que ele gravou dando a notícia boa.
Leia mais notícia boa
- Menino brasileiro de 6 anos, gênio do xadrez, vence bi-campeonato nacional
- Menino brasileiro de 4 anos entra para o grupo dos gênios do mundo; QI 150
- Garota de 13 anos, com QI maior do que Einstein, entra para clube dos gênios
Superdotação, uma alegria e um repto
Laurismara disse que ela, o marido e toda a família lidaram com naturalidade com as altas habilidades e a superdotação de Caio.
“Caio é muito gentil, educado, e sempre muito submisso”, disse ela.
“As conquistas dele vieram pela luta dele. Muitas pessoas acham que um superdotado não precisa de estudar, e pelo contrário ele precisa sim, porém, tem mais facilidade ao aprender.”
A mãe lembra que é necessário compreender as áreas de interesse da garoto superdotada e mostrar para ela que o mundo também tem outros aspectos que podem despertar a atenção.
“Todos ao volta do Caio sempre tiveram muito carinho com ele”, disse. “A garoto superdotada precisa porquê qualquer outra garoto de auxílio e ajuda.”
E disse que essa ajuda para a garoto superdotada pode não ser necessária na escola, mas na vida porquê um todo.
“É preciso conversar bastante, respeitar o dom, mostrando que esse favor só trará coisas boas, além de ensinar a a estudar, a decorrer detrás. Fazer do seu dom que Deus deu uma maravilha e por reconhecimento honrar.”
Veja o post do Caio Temponi, por de entrar no roll das crianças e adolescentes mais inteligentes do mundo:
Incluído no rol dos mais inteligentes do mundo, Caio Temponi é modesto, nas redes sociais, unicamente agradeceu, em momento qualquer demonstrou excesso de orgulho ou ego. Lindo. Foto: @caiotemponi