Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rank-math domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-to-buffer domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wprss domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Cinco meses de passe ferroviário verde - Mundo News
20 de Abril, 2025

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Cinco meses de passe ferroviário verde

3 min read
Vasco Jesus Estudante da UBI No dia 21 de outubro do passado ano entrou em vigor o Passe Ferroviário Verde. Este veio substituir o Passe Ferroviário...

Vasco Jesus

Estudante da UBI

No dia 21 de outubro do pretérito ano entrou em vigor o Passe Ferroviário Verdejante. Oriente veio substituir o Passe Ferroviário Vernáculo, que tinha um dispêndio de 50 euros, e era somente válido para comboios regionais. Com esta mudança, passou a ser verosímil marchar em qualquer comboio Regional e Intercidades (em 2ª classe) no país por 20€/mês. Oriente preço faz com que 30 dias de viagens fiquem mais baratos do que, por exemplo, uma simples viagem ida e volta Covilhã-Lisboa-Covilhã. Ora, isto é obviamente desajustado, uma vez que um passe de transportes, na sua núcleo, deve ser compensador para o utilizador recorrente e não para o utilizador ocasional.

Aquando do pregão da medida levantaram-se várias questões sobre a sustentabilidade da mesma, uma vez que, para a CP (já de si com uma frota de material circulante cronicamente deficiente), isto significaria um aumento enorme da procura, sem grandes possibilidades para o aumento da oferta prestada pela empresa.  Volvidos 5 meses as conclusões são claras. O número de utilizadores dos comboios aumentou de forma brutal, o que só por si, seria uma boa notícia. No entanto com a mesma oferta pré Passe Ferroviário Verdejante, o que se assiste a bordo dos comboios é o caos. Em grande segmento dos serviços abrangidos pelo passe, os comboios Regionais circulam sobrelotados, uma vez que não é necessário reservar lugar. No caso dos serviços Intercidades, os bilhetes esgotam poucas horas depois de estarem disponíveis para suplente com o passe (visto que, só é verosímil reservar, utilizando o passe, 24 horas antes do horário de partida), fazendo a experiência de comprar um bilhete de comboio, assemelhar-se com a experiência de comprar um bilhete para um dos concertos dos Coldplay.

Com a chegada de novos comboios Regionais a ser sucessivamente atrasada, por lentos processos em tribunal e sem qualquer projecto à vista para a comprar de novo material circulante Intercidades, os tempos que se avizinham para os utilizadores habituais destes serviços não auguram nenhuma melhoria, antes pelo contrário, uma vez que a adesão ao Passe Ferroviário Verdejante continua a aumentar desenfreadamente.

Porquê se resolve tudo isto? É simples, uma vez que não existe a possibilidade de aumentar a oferta, pelas razões mencionadas supra, é necessário que se diminua a subsidiação da procura, ou seja, que se regresse ao preço anterior de 50 euros. A esse preço, o passe continuaria a ser uma grande ajuda para aqueles que efetivamente utilizam o comboio regularmente. Já em relação aos viajantes ocasionais, passava novamente a ser mais compensatório, a compra de bilhetes para viagens individuais, com antecedência, o que também permite à operadora gerir melhor a alocação de material circulante. No entanto, não havendo sequer qualquer mostra de preocupação do atual governo, ou de qualquer um dos partidos a eleições no próximo dia 18 de maio, infelizmente é previsível que leste problema continue a levar cada vez mais pessoas a pensarem duas vezes antes de escolherem o comboio, optando em vez disso pelo coche.

O teor Cinco meses de passe ferroviário verde aparece primeiro em Jornal Notícias da Covilhã.

Natividade: https://noticiasdacovilha.pt/cinco-meses-de-passe-ferroviario-verde/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.