Implante de próteses faz brasileiro voltar a andar; teve 2 pernas amputadas
3 min read

Vida novidade! O gaúcho Jedimar de Oliveira, de 37 anos, morador de Caxias do Sul, RS, recebeu um implante de próteses e voltou a andejar, posteriormente quase um ano. O brasiliano, que teve as duas pernas amputadas, foi beneficiado por uma técnica usada é inovadora, a ostointegração, semelhante à aplicada nos implantes dentários.
Oito meses depois da amputação provocada por uma vasculite (inflamação da parede dos vasos sanguíneos, que pode afetar qualquer segmento do corpo), Jedimar voltou a sentir o prazer de pisar no solo.
“O que mais me perguntam é se sinto dor. E não, não sinto zero. É uma vez que se minhas pernas ainda estivessem cá. Desde que instalei as próteses, tenho a consciência de onde estou pisando”, disse o varão.
Porquê funciona
As próteses mantêm Jedimar de pé e foram instaladas com a mesma técnica utilizada em implantes dentários.
A chamada osteointegração implantou na tíbia de Oliveira uma haste metálica e as próteses foram acopladas diretamente nela, o que facilita a adaptação e garante movimentos muito próximos dos naturais.
A operação realizada pela equipe de ortopedia do Pompéia Ecossistema de Saúde foi a primeira da América Latina feita nas duas pernas e anexada à tíbia.
Leia mais notícia boa
- Após 18 anos, mulher volta a falar por causa de neuroprótese; inovador!
- Aos 88 anos, idosa faz próteses para ajudar mulheres que fizeram mastectomia
- Roseana Murray usa prótese biônica pela primeira vez após ataque de pitbulls
Reaprender a caminhar
As duas hastes metálicas são implantadas nas tíbias de Jedimar para que consiga ter segurança para permanecer de pé e andejar. As próteses são acopladas com precisão, segundo NB Notícias.
A coordenadora do curso de Fisioterapia da FSG, Alexandra Renosto, explicou que antes do grande dia, de colocar as próteses, Jedimar fez uma série de exercícios para “reaprender a caminhar”.
“Não é excesso expressar que ele precisou reaprender a caminhar. Ele ainda está, inclusive, em processo de aprendizagem. Precisamos respeitar a integração do osso com o implante e começamos de forma progressiva a soltar o peso dele nas próteses”, disse.
Osteointegração no Brasil
Desenvolvida na Suécia nos anos 1990, a osteointegração é uma técnica considerada recente no Brasil devido ao dispêndio saliente.
No caso de Jedimar, a equipe que o tratou fez campanha para receptar recursos e financiar o tratamento. Deu notório!
A inovação foi trazida ao país pelo ortopedista Marcelo Souza e pelo protesista Tiago Bessa, que realizaram o primeiro procedimento do tipo em 2022, em uma paciente com amputação na perna direita devido a cancro ósseo.
Desde logo, 24 pacientes já passaram pela técnica no Brasil e na Argentina.
O brasiliano Jedimar é o primeiro no país a receber implante de próteses nas duas pernas amputadas e consegue andejar. Para conseguir receber os implantes, a equipe do hospital fez campanha para receptar numerário. Foto: @J3dmar
Veja o Jedimar de Oliveira caminhando normalmente com as próteses: