Novo hidrogel semelhante à pele pode curar feridas em 4 horas, dizem cientistas
2 min read

Pesquisadores conseguiram produzir um hidrogel curativo que ajuda a sarar feridas na pele em tempo recorde. A novidade abordagem combina força e regeneração.
Em testes, o material se recuperou sozinho em 4 horas e surpreendeu até a equipe de cientistas. Os resultados foram publicados na revista Nature Materials.
“Hidrogéis rígidos, fortes e auto-regenerativos têm sido um repto há muito tempo. Descobrimos um mecanismo para fortalecer os hidrogéis convencionalmente macios. Isso pode revolucionar o desenvolvimento de novos materiais com propriedades bioinspiradas”, explicou Hang Zhang, de Aalto.
Recuperação incrível
Fabricar materiais sintéticos que imitam a pele humana sempre foi um repto para os cientistas. Os hidrogéis criados até hoje, não conseguiam combinar rigidez, flexibilidade e capacidade de regeneração. Agora isso mudou.
Quando desagregado, em testes, o novo hidrogel se reconectou sozinho e atingiu de 80 a 90% de recuperação em exclusivamente quatro horas.
Ao todo, ele é formado por 10.0000 camadas de nanofolhas por milímetro. É tão resistente quanto a pele humana!
Leia mais notícia boa
- Pele de tilápia cicatriza patas de filhote de anta ferida em incêndios no Pantanal; vídeo
- Autismo: cientista brasileiro desenvolve cérebro em laboratório para pesquisar sistema nervoso
- Ter vida social pode atrasar a demência em cinco anos, revela pesquisa
O hidrogel revolucionário
O novo gel usa nanofolhas de barro no resultado. Com essa estrutura, o material ficou resistente, maleável e com boa capacidade de auto-reparo.
O processo para geração é muito simples: um pó de monômeros é misturado com chuva contendo nanofolhas e exposto à luz UV.
“Quando os polímeros estão completamente emaranhados, eles são indistinguíveis uns dos outros. Eles são muito dinâmicos e móveis no nível molecular, e quando você os cortas, eles se entrelaçam novamente”, explicou Chen Liang, da Universidade de Aalto, na Finlândia.
Além da medicina
A invenção não vai se limitar exclusivamente ao tratamento de feridas.
Os cientistas acreditam que o material pode ser usado na fabricação de sensores para robótica, pele sintético e dispositivos para gerir medicamentos.
Todavia, a tecnologia está em estudos ainda e deve demorar um tempo até chegar ao mercado.
O hidrogel capaz de sarar feridas em 4 horas é a novidade aposta da ciência. – Foto: Margot Lepetit
A pesquisa foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Aalto, na Finlândia. – Foto: Universidade de Aalto