Quantcast
Paul Watson: Interpol suspende Alerta Vermelho contra ativista de baleias após pressão - Mundo News
10 de Maio, 2025

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Paul Watson: Interpol suspende Alerta Vermelho contra ativista de baleias após pressão

2 min read
Após intensa luta, o ativista Paul Watson teve o Alerta Vermelho, emitido pelo Japão, suspenso da lista da Interpol. Sim, ele está livre! Essa é uma...

Caiu o Alerta Vermelho da Interpol contra o ativista canadense Paul Watson, o grande defensor de baleias no mundo. Justiça feita! - Foto: Acervo Paul Watson

Posteriormente intensa luta, o ativista Paul Watson teve o Alerta Vermelho, emitido pelo Japão, suspenso da lista da Interpol. Sim, ele está livre! Essa é uma vitória do meio-ambiente e em resguardo das baleias, que ele tenta proteger há anos.

Paul é fundador da organização Sea Shepherd, reconhecida mundialmente por lutar pela preservação dos oceanos e da vida marinha. A decisão da Interpol foi publicada no dia 8 de abril e representa uma reviravolta. Até pouco tempo, Paul estava recluso na Groenlândia e ameaçava ser extraditado.

Com a suspensão do alerta, o ativista volta a ter liberdade de circulação e já tem palestra confirmada na Conferência da Organização das Nações Unidas sobre os Oceanos, em junho, na França. “A suspensão é uma mensagem clara: a justiça internacional não deve ser usada uma vez que utensílio política contra defensores do meio envolvente”, disse Nathalie Gil, presidente da Sea Shepherd Brasil.

Liberdade chegou

Posteriormente a emissão do mandado nipónico, Watson foi recluso em julho do ano pretérito. Cá no Brasil, artistas fizeram campanha pela libertação de Watson, uma vez que mostrou o Só Notícia Boa.

Em dezembro, depois de cinco meses recluso, foi libertado quando a Dinamarca recusou a extradição ao mostrar falhas no pedido dos asiáticos. A suspensão do Alerta não foi à toa.

A Percentagem de Controle dos Arquivos da Interpol apontou várias Inconsciências, entre elas a desproporcionalidade das acusações e o risco à integridade física de Paul. A decisão também reconheceu que o caso tem contornos políticos, o que contraria as regras da Instituição internacional.

Leia mais notícia boa

Mobilização internacional

A campanha pela libertação de Paul Watson contou com grande participação da Sea Shepherd Brasil e ganhou força nas redes sociais e prelo.

Na estação, o Palácio do Planalto se envolveu e o presidente Lula (PT) enviou uma missiva solene à primeira-ministra da Dinamarca pedindo que a extradição fosse negada.

A resposta do governo dinamarquês veio. Paul foi libertado pouco antes da audiência final que decidiria o fado dele.

Símbolo da luta

Paul não é exclusivamente um ativista. O varão já se tornou um símbolo quando se trata da resguardo do meio-ambiente.

Fundador da Sea, o canadense se tornou referência na luta contra a caça proibido de baleias e outras práticas que ameaçam os ecossistemas marinhos.

Justiça feita!

Paul foi preso em 21 de julho de 2024 na Groelândia. - Foto: Sea Shepherd Paul foi recluso em 21 de julho de 2024 na Groelândia e libertado em dezembro do ano pretérito, mas estava na lista da Interpol. – Foto: Sea Shepherd

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.