Sai ranking das cidades com melhor qualidade de vida do mundo; veja a brasileira
3 min read

A revista The Economist mostrou os melhores lugares no mundo para se viver. O ranking da cidade com a melhor qualidade de vida, pela terceira vez, coloca Viena, capital da Áustria uma vez que campeã. Nas Américas, entre as cinco mais, aparece exclusivamente um lugar no Canadá.
Para a seleção da cidade com melhor qualidade de vida, são avaliados firmeza política e social, infraestrutura, serviços de saúde e instrução, além da segurança. Na lista das cinco melhores, não há referência a cidade alguma da América Latina.
Embora não apareça no Top5, o Brasil tem uma cidade considerada padrão de qualidade de vida, segundo especialistas. É a pequena Gavião Peixoto, que se tornou autônoma e independente de Araraquara, no interno de São Paulo, há exclusivamente 30 anos. Ali, os serviços de instrução, saúde e segurança são considerados padrão para o restante do país.
Top 5 das melhores cidades do mundo
As cidades escolhidas por sua qualidade de vida e que configuram entre as cinco melhores do mundo da The Economist são:
- Viena, Áustria
- Copenhague, Dinamarca
- Zurique, Suíça
- Melbourne, Austrália
- Calgary, Canadá
Leia mais notícia boa
- Sai ranking dos países mais inteligentes do mundo
- USP está entre as 100 melhores universidades do mundo, mostra ranking
- Melhor restaurante italiano fora da Itália é brasileiro, revela ranking
Viena, tricampeã
Segundo a revista The Economist, Viena se destaca ainda pela preocupação com a sustentabilidade do planeta. Oferece oportunidade de cultura e lazer com muita profusão para a população e turistas, segundo a revista Ana Maria.
De convenção com a publicação, as cidades com subida qualidade de vida compartilham elementos uma vez que segurança, sistemas de transporte eficientes, serviços públicos eficazes e um comprometimento com a sustentabilidade ambiental.
A procura por uma qualidade de vida superior motiva esforços contínuos em diversas frentes, uma vez que a sustentabilidade, o planejamento urbano inteligente e políticas sociais inclusivas.
Gavião Peixoto, Brasil
No Brasil, a cidade apontada com melhor qualidade de vida é Gavião Peixoto, em SP, com pouco mais de 4 milénio habitantes. Com uma política social e econômica voltada para o bem-estar da população, a prefeitura investe em instrução, saúde, segurança e ofício.
O foco no desenvolvimento sustentável é um dos motivos pelos quais Gavião Peixoto atrai não só visitantes, mas também novos habitantes. As escolas locais são projetadas para a inclusão e desenvolvimento social, de convenção com o Índice de Progresso Social (IPS).
A economia é voltada para a geração de ofício e renda, também há estímulos para novos investimentos na região.
Duelo global
Para s especialistas, houve melhoria na qualidade de vida global no último ano. Crises geopolíticas, uma vez que conflitos, podem impactar rapidamente a qualidade de vida em áreas urbanas
No entanto, essa melhoria é neutra em face dos desafios contínuos, uma vez que distúrbios civis, crises imobiliárias e a inflação.
Esses fatores desafiam as administrações urbanas a inovar e a gerar soluções efetivas para sustentar e melhorar os padrões de vida.
No ranking das cinco melhores cidades com qualidade de vida no mundo, não há referência ao Brasil. Mas a pequena Gavião Peixoto se destaca, segundo especialistas. – Foto: Prefeitura de Gavião Peixoto