Veja imagens da Catedral de Notre Dame, que reabre 5 anos depois incêndio; impressionante
3 min readSimplesmente impressionante. A majestosa Catedral de Notre Dame, em Paris, na França, destruída por um incêndio devastador de 15 de abril de 2019, está sendo reaberta, maravilhosa. Impossível fugir aos adjetivos sobre a reconstrução do ícone. “Luz” e “fascinação” são só alguns.
A Catedral será reaberta oficialmente no dia 7 de dezembro e a primeira missa pública será realizada no dia seguinte. Mas esta semana foram divulgadas fotos que mostram uma vez que ela ficou depois a restauração.
Por cinco anos, a Notre Dame ficou fechada, passando uma verdadeira reconstrução. O trabalho ficou perfeito e belíssimo. Todos os detalhes foram recompostos. É uma vez que se as chamas não tivessem sumido o pretérito de tanta história e arte.
Quanto custou
Foram investidos 700 milhões de euros – quase R$ 4,5 bilhões – segundo o Rebuilding Notre Dame de Paris, órgão público liderado encarregado pelas obras de restauração de um dos maiores marcos históricos do mundo.
No totalidade, foram arrecadados 846 milhões de euros – R$ 5,4 bilhões.
Pelo menos 340 milénio doadores de 150 países ajudaram a levantar o valor necessário para a obra.
Leia mais notícia boa
- Humorista doa motos novas a motociclistas após incêndio da torcida do Peñarol
- Anjos resgatam 14 idosos de incêndio em casa de geriatria em SC
- Torre da Catedral de Notre Dame recebe última peça para reinauguração após incêndio
Memória marcada
As imagens do queima, dominando a Catedral de Notre Dame rodaram o mundo, que parecia perplexo com o que assistia.
Inicialmente, a decisão foi reconstruir toda a estrutura do monumento, feita em madeira de uma árvore rara existente em uma floresta ao periferia de Paris. Um grupo de especialistas trabalhou intensamente.
Em seguida, foi a vez de restaurar a icônica torre, em forma de agulha. Construída por Viollet-le-Duc no século 19, ela desabou ao ser atingida pelas chamas. Depois muita polêmica, foi reconstruída de forma idêntica.
Detalhes internos
No dia do incêndio, a única imagem que parecia resistente era a da Pietá, lindíssima e altiva, parecia expor: “Tenham fé, vamos conseguir”. Se essa era a mensagem, de indumento se concretizou.
Ao caminharem por dentro da Catedral de Notre Dame, uma vez que o presidente da França, Emmanuel Macron, e alguns convidados fizeram, foi verosímil perceber que o trabalho de reconstrução pensou em tudo.
Dos belíssimos vitrais aos castiçais e ao piso, tudo nos mínimos detalhes, foi refeito, uma vez que se por ali há cinco a tragédia provocada pelo incêndio não tivesse ocorrido.
Visitação pública
Philippe Jost, coordenador pela restauração, ao mostrar a Notre Dame para o grupo seleto de convidados avisou: “Vocês veem a catedral uma vez que nunca a tinham visto”, segundo reportagem da NBC News TV.
Emocionado, o presidente lembrou de abril, quando incêndio chocou o mundo. “Eu me lembro uma vez que se fosse ontem que a Pietá foi a única que emergia (dos escombros)”, afirmou Macron.
A reinauguração
A Secretaria de Cultura de Paris preparou um calendário de atividades para a Catedral de Notre Dame, veja aqui.
A reinauguração terá uma missa também transmitida pela TV, no dia 7 de dezembro.
Em seguida, estão previstas várias cerimônias, inclusive uma missa de Nossa Senhora de Guadalupe, destinada à comunidade latina, no dia 12.
A Catedral de Notre Dame, em abril de 2019, foi atingida por incêndio devastador. As chamas destruíram séculos séculos de arte e história. – Foto: NBCNews/Reprodução O presidente Macron na visitante que fez à catedral na última sexta, 29. – reprodução/Instagram @emmanuelmacron Cinco anos depois o incêndio, a icônica Catedral de Notre Dame, em Paris, será reinaugurada. – Foto: Reprodução/NBC NewsTV Depois o incêndio, a Catedral de Notre Dame foi toda reconstruída, em cada pormenor. Foto: NBCNewsTV Nem de longe os famosos vitrais da Catedral de Notre Dame fazem lembrar o incêndio que destruiu tudo. Estão perfeitos! Foto: NBCNewsTV
Veja imagens divulgadas pelo presidente Macron na visitante que fez na última sexta, 29: