Wagner Moura agradece pelo prêmio em Cannes e recebe o carinho de milhões de brasileiros; vídeo
3 min read

Depois de vencer o prêmio histórico de Melhor Ator em Cannes, pelo filme “O Agente Secreto”, Wagner Moura gravou um vídeo neste sábado, 25, para agradecer, já que não pôde comparecer à premiação porque estava gravando um outro longa, em Londres.
Emocionado, Wagner disse que recebeu a notícia boa no meio de set e que estava comemorando com uma taça de vinho.
“Uma alegria que eu tenho é desse filme ser uma pedra fundamental que aproxima o cinema brasiliano do seu povo, da sua cultura, depois de um tempo muito difícil”, disse o ator em um vídeo compartilhado nas redes sociais. “Viva a cultura brasileira, viva aqueles que acreditam na cultura para o desenvolvimento de qualquer país. E, o Brasil é o país da cultura e da arte”, comemorou.
Famosos comemoram nas redes
A glorificação de Wagner Moura com o prêmio de “Melhor Ator” e Kleber Mendonça Rebento, de “Melhor Diretor” com os troféus Fipresci Prize (Prêmio da Sátira) levou artistas ao delírio.
Nas redes sociais, muitos aplausos dentro e fora do elenco do filme. A grande Fernanda Montenegro lembrou que o novo momento, que começou com “Ainda Estou Cá”, com Fernanda Torres e Walter Salles, segue radiante com “O Agente Secreto”.
Maria Fernanda Cândido, que atua ao lado de Wagner, também foi pura alegria. “Fantástico! Prêmio merecidíssimo! Grande trabalho de Wagner Moura. Viva o cinema brasiliano!.”
Leia mais notícia boa
- Histórico: Wagner Moura conquista prêmio de Melhor Ator em Cannes com O Agente Secreto; diretor também venceu
- Filme com Wagner Moura é aplaudido por 13 minutos no Festival de Cannes, na França; vídeo
- Famosos vibram com vitória de ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar; veja repercussão!
Celebração em tom de desabafo
O ator Gabriel Leone, que está no elenco, escreveu: “O amplexo que eu queria dar agora no meu ídolo e companheiro do coração. Wag está no lugar que merece estar”, afirmou.
A atriz Patrícia Pillar idem: “Parabéns a todos da equipe! Viva o nosso cinema!!!!.”
O responsável de novelas Walcyr Carrasco ressaltou: “Gigantes! Wagner Moura se torna o primeiro ator brasiliano a vencer o prêmio de atuação masculina no festival de Cannes! E Kleber Mendonça Rebento venceu o prêmio de direção. Parabéns, Brasil! Viva o nosso cinema brasiliano!”.
Ovação de autoridades
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou as redes para aplaudir a conquista de Wagner e Kleber.
“É dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasiliano. De comemorar o reconhecimento que nossa arte tem no mundo. E de curtir a felicidade de viver em um país que tem gigantes do porte de Kleber Mendonça Rebento e Wagner Moura.”
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, elogiou o destaque internacional do cinema brasiliano. “Essa conquista é motivo de orgulho para o Brasil e para toda a classe artística. Que sua trajetória continue inspirando e abrindo caminhos para o nosso audiovisual. Parabéns Wagner.”
O enredo do filme é história
Ambientada nos anos 1970, em pleno regime da ditadura no Brasil – exatamente porquê o “Ainda Estou Cá” – a história conta a trajetória de Marcelo (Wagner Moura), um profissional em TI com um pretérito obscuro e que retorna ao Recife em procura de silêncio.
Porém, ele esbarra com outra veras. Sem spoilers!
Na semana passada, ao ser exibido, o filme foi aplaudido por 13 minutos em Cannes.
Apesar de ser o primeiro brasiliano a vencer porquê Melhor Ator em Cannes, Wagner Moura se junta a um grupo muito privativo de premiados no festival.
Fernanda Torres levou o prêmio de Melhor Atriz em 1986 por “Eu Sei Que Eu Vou Te Amar”; Sandra Corveloni repetiu o feito em 2008 com “Risca de Passe”. Já Rodrigo Santoro (2003, “Carandiru”) e Ricardo Teodoro (2024, “Baby”) foram laureados com o Prêmio de Revelação.
O presidente Lula usou as redes sociais para elogiar e Kleber Sampaio fez uma labareda de vídeo para Wagner dar “uma enunciação”, em inglês, durante coletiva de prensa em Cannes. Foto: @lulaoficial/@omelete
Wagner Moura conta porquê recebeu a notícia do prêmio:
Assista ao vídeo de Wagner Moura agradecendo em inglês a Kleber, que faz uma chamada pelo celular durante coletiva de prensa em Cannes: