Quantcast
Covilhã já recolheu 532 toneladas de resíduos têxteis - Mundo News
12 de Janeiro, 2025

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Covilhã já recolheu 532 toneladas de resíduos têxteis

2 min read
Até novembro do ano passado O conteúdo Covilhã já recolheu 532 toneladas de resíduos têxteis aparece primeiro em Jornal Notícias da Covilhã....

A recolha de resíduos têxteis, obrigatória desde 1 de janeiro deste ano, já evitou no concelho da Covilhã a deposição de 800 toneladas deste tipo de lixo em aterro e até novembro o município tinha tomado 532 toneladas, informou o presidente da autonomia, Vítor Pereira, na Tertúlia Municipal, realizada em 18 de dezembro.

Os municípios estão obrigados à recolha seletiva de têxteis, resíduos perigosos e mobiliário desde 1 de janeiro, numa fundura em que Portugal continua longe das metas europeias e a depositar grande secção do lixo urbano em aterros.

A Câmara da Covilhã afirmou que não encara a tarefa porquê uma obrigatoriedade, mas “porquê uma prioridade” e garantiu que “a recolha de resíduos têxteis está amplamente implementada em todo o concelho”.

Na que é publicado porquê a antiga Manchester portuguesa, onde os lanifícios continuam a ter preponderância na economia lugar, a recolha seletiva é feita através da combinação da empresa municipal Águas da Covilhã com a gestora do sistema multimunicipal Resiestrela e o suporte de operadores especializados no tratamento e valorização destes desperdícios, através da celebração de acordos pontuais, explicou a autonomia.

Em parceria com as juntas de freguesia, a Câmara da Covilhã informou que está a implementar, através da empresa municipal com essa cultura, uma rede de pontos de recolha para pequenas quantidades de resíduos perigosos, entre os quais os provenientes de construção e demolição.

Desde 1 de janeiro de 2024 que a recolha seletiva dos biorresíduos em lares residenciais é também obrigatória.

No concelho da Covilhã a recolha de biorresíduos encontra-se “ainda na período piloto e abrange tapume de 18% da população”, com o objetivo de alargar a rede a todo o território até ao final de 2030, referiu o município.

A “deposição inadequada dos resíduos nos contentores” é apontada porquê um dos principais fatores que contribui para a ineficiência dos métodos de recolha, aspeto para o qual é necessária consciencialização da população, referiu a autonomia.

O teor Covilhã já recolheu 532 toneladas de resíduos têxteis aparece primeiro em Jornal Notícias da Covilhã.

Manadeira: https://noticiasdacovilha.pt/covilha-ja-recolheu-532-toneladas-de-residuos-texteis/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.