Tem espetáculo raro no céu este mês: alinhamento de 7 planetas; veja como observar
2 min read

Uma verdadeira raridade. Dia 28, teremos um espetáculo no firmamento: o alinhamento de 7 planetas. De uma só vez, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno estarão visíveis. Torça para fazer tempo bom onde você está.
Especialistas afirmam que será uma experiência única e verosímil a olho nu, dependendo de onde a pessoa estiver. O ideal é procurar lugares sem poluição visual nem luz sintético.
É verosímil, ainda, que surjam nesse alinhamento Netuno e Urano, que só serão visível com o uso de binóculos de subida potência ou um telescópio, de convenção com o site de astronomia EarthSky.
Dicas para observar
O Observatório Astronômico de Córdoba (Argentina) dá as seguintes recomendações para quem quiser contemplar o fenômeno, conforme National Geographic Brasil:
- Procure um lugar evidente, longe da poluição luminosa.
- Observar o firmamento a olho nu e evitar telescópios, para contemplar por completo o espetáculo
- É verosímil usar aplicativos de astronomia para dispositivos móveis para identificar cada um dos planetas e assim, facilitar a reparo.
Leia mais notícia boa
- Cometa mais brilhante de 2025 aparecerá no céu esta semana: veja como observar
- 2025 promete espetáculos no céu: chuva de meteoros, eclipse e superlua; 1º já começou
- Aluno de escola pública de Goiás vence desafio da Nasa
Momento exato do alinhamento de 7 planetas
O melhor momento para divisar a todos os planetas no firmamento é logo depois o pôr do Sol. De convenção com especialistas, o alinhamento será mais visível em quase todos os lugares do Hemisfério Setentrião, se o clima permitir.
A “estrela” mais lustroso no firmamento, provavelmente será Vênus. É o terceiro objeto celestino mais lustroso visível da Terreno depois do sol e da lua.
O segundo ponto mais lustroso será Júpiter. O maior planeta gigante gasoso do sistema solar orbita uma média de 484 milhões de milhas do sol.
Cores diferentes
O quarto planeta ao volta do Sol será Marte, que tem um tom ligeiramente avermelhado.
Mercúrio estará no lado mais distante, dificultando a visualização, de convenção com a EarthSky.
Muitos aplicativos de mapeamento do firmamento noturno podem ajudar os usuários a localizar planetas e outros objetos celestes, uma vez que Space.com.
Porque se alinham
Os planetas orbitam o sol continuamente.
Porquê eles viajam ao longo do mesmo caminho (eclíptica), às vezes, eles parecem se alinhar da perspectiva de um terráqueo, segundo a Nasa.
A formação do alinhamento tem curta duração porque cada planeta se move em uma velocidade dissemelhante, segundo o Desert Sun.
O show dos planetas poderá ser visto a olho, mas é preciso escolher lugares sem poluição visual. Foto: Freepik