Quantcast
Aluno transforma ônibus usado em clínica móvel para vacinar contra covid - Mundo News
23 de Novembro, 2024

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Aluno transforma ônibus usado em clínica móvel para vacinar contra covid

5 min read
O primeiro ônibus usado, adaptado para combate à Covid-19, está nas ruas de São Paulo fazendo um trabalho importante. Ele virou uma clínica móvel para ajudar...

Ônibus transformado em clínica móvel - Foto: Projeto O-SI / divulgação

O avante ônibus usado, apropriado para recontro à Covid-19, está nas ruas de São Paulo fazendo uno labuta forçoso. Ele virou uma clínica movente para socorrer mais de 4 milénio pacientes por mês, que jamais podem ou jamais querem ir aos postos de saúde, por covardia de contaminação, ou concentração.

A primeira unidade da plataforma O-SI foi idealizada por Andre Zanolla (foto inferior), aprendiz da Virtude de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP – daqueles jovens que pensam além de da casinha e dão ostentação pra gente!

O projeto foi terminado em parceria com a Colégio Paulista de Medicina da Universidade Federalista de São Paulo (Unifesp) e a clínica movente está completando dois meses de labuta.

Os profissionais que atuam no ônibus fazem vacinação, testagem de pacientes e atendimentos de baixa dificuldade, uma vez que diagnóstico, medicação intravenosa e revista de sangue.

O O-SI é equipado por uno arrumação de câmaras de frigoríficação médica de 2 a 8 graus (ºC) diploma para conservação de vacinas uma vez que CoronaVac e AstraZeneca/Oxford. Ele tem inclinação para armazenar até 6 milénio doses simultaneamente.

O viatura tem esqueleto para a testagem de pacientes para o coronavírus, uma vez que RT-PCR, testes rápidos de antígeno e testagem sorológica IgG e IgM.

Para aprimorar a acessibilidade dos espaços, o projeto operação com a acomodação dos espaços, uma vez que com corrimãos, piso podo-tátil (marcações no pavimento para deficientes visuais) e idioma visual objetiva e com contraste de cores. Isso permite que sejam atendidos pacientes uma vez que Pessoas com Deficiências (PCDs), idosos e pessoas com baixa devaneio.

Firmeza

Para condensar as chances de epidemia, as unidades possuem uno arrumação de insuflamento de aparência com filtragem que reduz de ordem eficaz odores, fumaça e trouxa microbiológica no envolvente. Isso faz com que sejam capazes de inativar 98% da trouxa viral de Sars-Cov-2 (coronavírus) memorial no aparência em pouco mais de três horas. Há igualmente uno arrumação de recirculação de aparência com filtragem que elimina até 99% dos vírus e 99,99% das bactérias.

Uma turno ao dia, entre turnos de atendimento, as unidades são sanitizadas com tecnologia que produz nanopartículas que aderem a superfícies. De contrato com os criadores do projeto, essa técnica previne o risca de contaminação cruzada entre pacientes e profissionais da saúde, tornando o envolvente biosseguro.

As paredes da clínica movente possuem igualmente uno matéria que garante baixa porosidade, diminuindo o acúmulo de partículas sólidas e que facilita os processos de limpeza da unidade. Ali disso, as divisórias hospitalares possuem fibras com efeito antimicrobiano, que impede o desenvolvimento de populações de bactérias e fungos na espaço.

Parceria

O O-SI foi Financiado por empresas e instituições de diversos segmentos, uma vez que dependência de arquitetura, indústrias químicas e farmacêuticas e do setor de saúde,

O ônibus tem atuado somente com o setor particular, levando atendimentos de saúde a funcionários de empresas contratantes da província metropolitana de São Paulo.

O-SI teve consultoria médica prestada por docentes da Colégio Paulista de Medicina da Unifesp. O fiador pela geração e revisão dos protocolos de estabilidade é o galeno Sun Régio Lin, preceptor e coordenador do Prestes-Achega de Cirurgia do Hospital São Paulo.

Porquê

A clínica movente é feita a começar de adaptações na esqueleto de ônibus que saíram de circulação do condução público.

Na maioria das cidades, podem rodear somente veículos de até 10 anos. Análogo testemunhado por Zanolla, boa parcela da comboio aposentada torna-se sucata devido à baixa demanda, sendo que muitos são destinados a desmanches.

“A teoria da plataforma é reaproveitar essa infraestrutura preexistente e torná-la uno equipamento de saúde complementar de longa espaço”, explica.

O dispêndio de cada unidade equipada é em torno de R$ 200 milénio, excluindo-se impostos e equipamentos hospitalares.

Prêmio

A plataforma O-SI recebeu o avante prêmio no A’Design Awards, classe War on Virus , que buscava identificar as melhores iniciativas de recontro à covid-19 em graduação mundial.

Ali disso, recebeu em 2020 alusão honrosa no 58o. Prêmio Anual do IAB-RJ (Instituto de Arquitetos do Brasil) na classe Reúso e Mutação de Estruturas.

Novas unidades

Outros década veículos já estão em método de acomodação para se tornarem uma clínica movente.

Segundo Andre Zanolla, que está no quinto ano da FAU, a idéia é que o O-SI ofereça os trabalhos da plataforma igualmente ao Ordem Incomparável de Saúde (SUS).

Alguns municípios e Estados das regiões Setentrião e Sudeste, ainda mantidos em segredo, mostraram empenho no projeto e estão em tempo de negociações para que seja disponibilizado no arrumação público.

Após da Covid-19

Apesar de viver uma obsessão em privativo com a covid-19, Andre vê o O-SI uma vez que uno “projeto-legado”, ou seja, uma esqueleto uniforme de extenso prazo.

Para os idealizadores, o projeto pode se retornar uma utensílio para atendimento galeno descentralizado apto de condensar as filas de espera para consultas e exames, mormente para a população mais derrotável.

“Ali das vacinas para recontro à covid-19, podemos armazenar, partilhar e impor outros diversos tipos de vacinas do folhinha de imunização pátrio”, concluiu.

Ônibus transformado em clínica móvel - Foto: Projeto O-SI / divulgação
Ônibus túrbido em clínica movente – Foto: Projeto O-SI / espalhamento
Foto: Projeto O-SI / divulgação
Foto: Projeto O-SI / espalhamento
Foto: Projeto O-SI / divulgação
Foto: Projeto O-SI / espalhamento
Foto: Projeto O-SI / divulgação
Foto: Projeto O-SI / espalhamento
Andre Zanolla, aluno idealizador do O-SI - Foto: Divulgação / A´Design Award
Andre Zanolla, discípulo idealizador do O-SI – Foto: Disseminação / A´Design Award

Com informações do JornalDaUsp

O post Educando transforma ônibus usado em clínica movente para vacinar contra covid apareceu avante em Isolado Comunicação Boa.

Nascente: https://www.sonoticiaboa.com.br/2021/02/25/aluno-onibus-usado-clinica-movel-vacinar-covid/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.