Conheça o robô humanóide que faz café, lava roupa e ajuda nas tarefas da casa; você compraria
3 min read

Chega de lê-lê. Imagine um robô humanóide que passa aspirador na sala, prepara o moca da manhã e realiza várias tarefas de morada. Parece coisa de filme, mas essa cena está prestes a virar verdade.
A empresa norueguesa 1X apresentou ao mundo o mais novo protótipo do Neo Gamma, um robô com semblante amigável, corpo macio e prontinho para ajudar no dia a dia. A inovação é um sucessor do protótipo anterior, o Neo Beta.
Nos vídeos postados pela companhia, o Gamma aparece fazendo uma série de atividades e mostra que está pronto para transpor dos laboratórios e encarar a verdade das casas. O robô, apesar de ter sido lançado em fevereiro, teve na semana passada novos detalhes divulgados.
Apresentou TED
E o robô não chegou pra folguedo mesmo. No dia 14 de abril a tecnologia foi protagonista de uma palestra no TED, uma série de conferências realizadas pela instalação Sapling com o objetivo de espalhar ideias inovadoras.
Na ocasião, o robô chocou a plateia falando sobre a evolução da virilidade e do trabalho.
“Isso parece um incidente de Black Mirror”, disse um seguidor.
Leia mais notícia boa
- Jovem de 17 anos desenvolve braço robótico controlado pela mente: IA; vídeo
- Robô desmonta lixo eletrônico para que componentes sejam reutilizados
- Nova tecnologia faz pacientes paralisados voltarem a andar novamente em 24 horas
Adequado para convívio
Uma das novidades do Neo Gamma é o design hospitaleiro. O robô tem uma semblante simpática, com partes revestidas de nylon tricotado.
A escolha do material não é unicamente estética, o nylon ajuda a evitar machucados em caso de choque direto com humanos.
Além da estrutura, o Neo Gamma tem melhorias importantes no sistema de perceptibilidade sintético. Ele é capaz de reconhecer melhor o envolvente ao volta, o que é fundamental para evitar acidentes dentro de morada.
Parceria com IA
Outro fator que chamou a atenção é a parceria da 1X com a OpenAI, responsável pelo ChatGPT.
Segundo a companhia, a perceptibilidade sintético ganha muito mais impacto quando tem um “corpo” para agir no mundo real.
Assim, a 1X espera conseguir entregar interações ainda mais naturais, com o robô falando e se movimentando de forma parecida com a de um ser humano.
Foco dissemelhante
Enquanto empresas porquê a Tesla, Boston Dynamics e Figure estão focadas em empregar robôs humanóides em fábricas e armazéns, a 1X pensou nas residências.
Por isso, o Neo Gamma é visto com destaque entre os concorrentes, principalmente pelo pioneirismo dele. E tem repto pela frente.
Os robôs domésticos precisam ser muito confiáveis, ao mesmo tempo que acessíveis e úteis.
Até hoje, tirando os robôs aspiradores, nenhuma empresa conseguiu ocupar o público nesse setor.
Quanto ele vai custar ainda é um mistério.
Veja um trecho da palestra do Neo Gamma no TED:
Que adianto de vida um robô desse, não? Olha que incrível!
Ele até prepara chá!