Estudo surpreende ao revelar quantos passos por dia fazem diferença e reduzem riscos na sua saúde
5 min read
Caminhar é uma atividade que muitos subestimam por sua simplicidade, mas seu impacto na saúde não deve ser ignorado. Recentemente, uma revisão abrangente de evidências sobre o número de passos necessários para promover benefícios significativos à saúde trouxe à tona novos debates. Esta investigação, liderada por acadêmicos da Universidade de Sydney, revelou que caminhar 7.000 passos por dia pode reduzir consideravelmente o risco de vários problemas de saúde, desafiando a meta popular de 10.000 passos.
A origem da teoria dos 10.000 passos diários remonta à dezena de 1960, surgindo uma vez que secção de uma campanha de marketing para um pedômetro nipónico. No entanto, os pesquisadores decidiram explorar uma perspectiva mais fundamentada, examinando estudos anteriores em procura de uma base científica sólida. Com a estudo de dados abrangendo 160.000 pessoas ao volta do mundo, os resultados foram esclarecedores.
Quais são os benefícios de caminhar 7.000 passos diariamente?

A pesquisa mostrou que ao caminhar 7.000 passos por dia, há uma subtracção de 47% no risco de morte prematura por todas as causas, comparados com aqueles que percorriam unicamente 2.000 passos por dia. Esta redução significativa abrangeu uma gama de problemas de saúde, incluindo casos que não foram extensivamente discutidos por estudos anteriores.
Especificamente, a prática de caminhar essa quantidade diariamente mostrou-se eficiente na redução do risco de desenvolver demência em 38%, de doenças cardíacas em 25%, de depressão em 22% e diabetes em 14%. Apesar de não ter uma influência direta sobre a presença do cancro, os indivíduos que caminhavam mais passos tiveram uma verosimilhança 37% menor de falecer por conta da doença, em verificação aqueles menos ativos.
7.000 passos são realmente suficientes?
Os autores do estudo no “Lancet Public Health” argumentam que embora dar 10.000 passos diários ainda possa ser um objetivo alcançável e profícuo para aqueles que são mais ativos, a meta dos 7.000 passos proporciona melhorias significativas na saúde e apresenta-se uma vez que uma opção mais realista para muitos. Paddy Dempsey, coautor do estudo, enfatizou que a maioria dos benefícios ocorrem até essa resenha de passos e que, posteriormente isso, os ganhos tendem a estabilizar.
Para aqueles que acham uma meta de 7.000 passos alguma coisa tremendo, Dempsey recomenda não desanimar. Aumentar progressivamente o número de passos pode ser uma estratégia eficiente. Inaugurar com um incremento de milénio passos por dia, o que representa unicamente 10 a 15 minutos de marcha ligeiro, já pode contribuir significativamente para uma melhoria universal na saúde.
Uma vez que incorporar a marcha na sua rotina

Integrar caminhadas regulares no dia a dia pode ser mais simples do que parece. Algumas práticas cotidianas podem ajudar a entender essa meta de passos. Caminhar para o trabalho, optar pelas escadas em vez do elevador, ou simplesmente destinar uma secção do horário de almoço para uma marcha rápida pode ser eficiente. Outrossim, o uso de dispositivos de resenha de passos pode oferecer motivação e monitoramento contínuo do progresso.
1. Comece lentamente e aumente gradualmente
- Defina metas realistas: Se você é sedentário, comece com 10 a 15 minutos de marcha por dia, três a quatro vezes por semana. Não se cobre para fazer muito no início.
- Aumente o tempo e a intensidade: Conforme você se sentir mais possante, adicione 5 minutos por semana à sua marcha. Quando se sentir confortável com o tempo, comece a aumentar o ritmo em alguns trechos para um pequeno repto.
2. Escolha o melhor horário
- Passeio matutino: Inaugurar o dia com uma marcha pode dar um impulso de pujança e melhorar seu humor.
- Pausa para o almoço: Se o seu trabalho permitir, use 15 ou 20 minutos da sua pausa para caminhar. É uma ótima maneira de se desconectar e recarregar as energias.
- Passeio noturna: Caminhar posteriormente o jantar pode ajudar na digestão e proporcionar um momento de relaxamento antes de dormir.
3. Integre a marcha às suas atividades diárias
- Substitua o transporte: Se provável, vá a pé para o trabalho, mercado ou panificação. Se for muito longe, desça do ônibus um ou dois pontos antes e complete o trajeto a pé.
- Caminhe enquanto fala: Faça ligações no celular caminhando, em vez de permanecer sentado.
- Socialize caminhando: Sugira uma marcha com amigos ou familiares em vez de se encontrar em um moca.
4. Torne a marcha mais deleitável
- Ouça alguma coisa: Prepare uma playlist com suas músicas favoritas, ouça um podcast ou um audiolivro. Isso pode tornar o tempo mais prazeroso.
- Encontre um parceiro: Ter um colega para caminhar pode aumentar a sua motivação e a responsabilidade.
- Explore novos lugares: Mude a rota regularmente. Descubra novos parques, ruas ou trilhas na sua cidade para manter a atividade interessante.
5. Priorize o equipamento e a segurança
- Escolha o calçado perceptível: Um bom tênis é precípuo para evitar lesões. Ele deve ser confortável e oferecer suporte adequado aos seus pés.
- Use roupas confortáveis: Vista-se com roupas que permitam movimento e que sejam adequadas para o clima.
- Mantenha-se hidratado: Ligeiro uma garrafa de chuva, principalmente em dias quentes.
- Fique de olho na segurança: Se for caminhar à noite, use roupas claras ou refletivas e prefira locais muito iluminados e movimentados.
Por que a meta de 7.000 passos?
@nutrijoao #dieta #nutricao #emagrecimento #joaomuzzy ♬ som original – Nutri João Muzzy
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de ao menos 150 minutos de atividade física por semana ainda se mantém uma vez que uma diretriz valiosa. Porém, caminhar 7.000 passos diariamente é uma forma pragmática de contribuir para atingir esse objetivo. Esta meta combina facilidade de implementação e efeitos comprovados na saúde, tornando-se uma proposta sedutor para todos os níveis de atividade física.
Portanto, embora sempre seja melhor almejar mais em termos de atividade física, uma vez que sugerido por Andrew Scott, da Universidade de Portsmouth, focar menos em números específicos e mais na consistência e integração da atividade no cotidiano pode ser a chave para melhorias sustentáveis na saúde. Assim, mesmo em dias menos ativos, saber que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença é encorajador para manter todos em movimento.
O post Estudo surpreende ao revelar quantos passos por dia fazem diferença e reduzem riscos na sua saúde apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.