Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rank-math domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-to-buffer domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wprss domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Jorge Fael volta a ser a escolha da CDU para a Câmara da Covilhã - Mundo News
19 de Abril, 2025

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Jorge Fael volta a ser a escolha da CDU para a Câmara da Covilhã

3 min read
O candidato à Câmara da Covilhã quer explorar potencial do concelho O conteúdo Jorge Fael volta a ser a escolha da CDU para a Câmara da Covilhã...

Aproveitar o potencial do concelho, para o desenvolver, fixar população e produzir melhores condições para a população são prioridades de Jorge Fael, sociólogo de 55 anos que volta a ser o escolhido da CDU para liderar a candidatura à Câmara da Covilhã.

“Uma vez que sempre acontece entre nós, a escolha é coletiva e, perante a decisão, limitei-me a admitir com orgulho esta tarefa, que espero poder satisfazer o melhor que sei e posso”, diz ao NC o candidato da coligação que junta o Partido Comunista Português e Os Verdes.

Covilhanense, vetusto presidente da Associação Académica da Universidade da Ourela Interno, presidente da Associação Chuva Pública e a treinar funções no Sindicato Vernáculo dos Trabalhadores da Governo Sítio e Regional, Jorge Fael foi cabeça de lista à Câmara da Covilhã em 2021 e às eleições legislativas em 2022 e 2024.

“Quem sente os problemas, e sabe que pode contribuir para um concelho melhor do que agora é, tem de estar disponível para o fazer no lugar onde esse contributo é mais eficiente”, sublinha o candidato da Coligação Democrática Unitária.

Jorge Fael destaca o potencial que existe na identidade, gentes e história e afirma que “a Covilhã possui condições únicas para se projetar nos planos regional, vernáculo e internacional”.

A cultivação, a indústria, a Universidade da Ourela Interno, a investigação, a Unidade Sítio de Saúde da Cova da Ourela, o movimento associativo, a Serra da Estrela e outros recursos naturais, a variedade de agentes culturais ou o turismo são forças motrizes com que considera que o município se pode desenvolver.

“É preciso aproveitar tudo isso, o que nos pode enobrecer, para atrair e fixar população”, preconiza Jorge Fael.

Embora tenha salvaguardado que a perda de população não é um problema restrito da Covilhã, e que a sua solução vai além da mediação municipal, considera que “as políticas locais contam” e defende que é necessário derrubar os “bloqueios e estrangulamentos graves que têm de ser resolvidos”.

“As pessoas e as famílias ficam e vêm quando há perspetivas de horizonte, trabalho com direitos e salários dignos, habitação, serviços municipais e respostas sociais de qualidade”, acentua.

Mas Jorge Fael lamenta que os salários e pensões sejam muito baixos, não exista uma única creche pública, com famílias à espera de uma vaga no pré-escolar e nos lares e a resposta pública na habitação “é muito insuficiente”.

O candidato comunista advoga que é necessário “ir mais longe na redução da fatura da chuva, criando condições para a compra dos 49% do capital privado da Águas da Covilhã e concluir o resgate da licença do saneamento em subida”.

“Nas freguesias, quem não tem viatura própria vive quase confinado”, increpação o sociólogo, segundo o qual a licença dos transportes públicos “é um sinistro” e é necessário melhorar a mobilidade dentro do concelho e na região, que agravam as assimetrias regionais, assim porquê melhorar a rede viária concelhia, “fortemente degradada”, e resolver o problema da escassez de uma versão à cidade.

A revisão do Projecto Diretor Municipal (PDM) é outra das preocupações. “Sem a revisão do PDM, a cidade continua a crescer mal, ao sabor da lógica privada, os bairros são desprezados, as freguesias não se desenvolvem, a proteção patrimonial e dos sistemas ecológicos é ameaçada”, alerta, em declarações ao NC.

A CDU justificou a escolha de Jorge Fael por ser “inteligente do concelho, com experiência autárquica em diferentes órgãos e com reconhecida mediação social”.

A coligação acrescentou que com esta candidatura apresenta à população da Covilhã “a selecção política para a mudança necessária na gestão municipal, visando o bem-estar das populações e o desenvolvimento harmonioso do concelho”.

O teor Jorge Fael volta a ser a escolha da CDU para a Câmara da Covilhã aparece primeiro em Jornal Notícias da Covilhã.

Nascente: https://noticiasdacovilha.pt/jorge-fael-volta-a-ser-a-escolha-da-cdu-para-a-camara-da-covilha/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.