Quantcast
Jorge Fael volta a ser a escolha da CDU para a Câmara da Covilhã - Mundo News
13 de Maio, 2025

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Jorge Fael volta a ser a escolha da CDU para a Câmara da Covilhã

3 min read
O candidato à Câmara da Covilhã quer explorar potencial do concelho O conteúdo Jorge Fael volta a ser a escolha da CDU para a Câmara da Covilhã...

Aproveitar o potencial do concelho, para o desenvolver, fixar população e produzir melhores condições para a população são prioridades de Jorge Fael, sociólogo de 55 anos que volta a ser o escolhido da CDU para liderar a candidatura à Câmara da Covilhã.

“Uma vez que sempre acontece entre nós, a escolha é coletiva e, perante a decisão, limitei-me a admitir com orgulho esta tarefa, que espero poder satisfazer o melhor que sei e posso”, diz ao NC o candidato da coligação que junta o Partido Comunista Português e Os Verdes.

Covilhanense, vetusto presidente da Associação Académica da Universidade da Ourela Interno, presidente da Associação Chuva Pública e a treinar funções no Sindicato Vernáculo dos Trabalhadores da Governo Sítio e Regional, Jorge Fael foi cabeça de lista à Câmara da Covilhã em 2021 e às eleições legislativas em 2022 e 2024.

“Quem sente os problemas, e sabe que pode contribuir para um concelho melhor do que agora é, tem de estar disponível para o fazer no lugar onde esse contributo é mais eficiente”, sublinha o candidato da Coligação Democrática Unitária.

Jorge Fael destaca o potencial que existe na identidade, gentes e história e afirma que “a Covilhã possui condições únicas para se projetar nos planos regional, vernáculo e internacional”.

A cultivação, a indústria, a Universidade da Ourela Interno, a investigação, a Unidade Sítio de Saúde da Cova da Ourela, o movimento associativo, a Serra da Estrela e outros recursos naturais, a variedade de agentes culturais ou o turismo são forças motrizes com que considera que o município se pode desenvolver.

“É preciso aproveitar tudo isso, o que nos pode enobrecer, para atrair e fixar população”, preconiza Jorge Fael.

Embora tenha salvaguardado que a perda de população não é um problema restrito da Covilhã, e que a sua solução vai além da mediação municipal, considera que “as políticas locais contam” e defende que é necessário derrubar os “bloqueios e estrangulamentos graves que têm de ser resolvidos”.

“As pessoas e as famílias ficam e vêm quando há perspetivas de horizonte, trabalho com direitos e salários dignos, habitação, serviços municipais e respostas sociais de qualidade”, acentua.

Mas Jorge Fael lamenta que os salários e pensões sejam muito baixos, não exista uma única creche pública, com famílias à espera de uma vaga no pré-escolar e nos lares e a resposta pública na habitação “é muito insuficiente”.

O candidato comunista advoga que é necessário “ir mais longe na redução da fatura da chuva, criando condições para a compra dos 49% do capital privado da Águas da Covilhã e concluir o resgate da licença do saneamento em subida”.

“Nas freguesias, quem não tem viatura própria vive quase confinado”, increpação o sociólogo, segundo o qual a licença dos transportes públicos “é um sinistro” e é necessário melhorar a mobilidade dentro do concelho e na região, que agravam as assimetrias regionais, assim porquê melhorar a rede viária concelhia, “fortemente degradada”, e resolver o problema da escassez de uma versão à cidade.

A revisão do Projecto Diretor Municipal (PDM) é outra das preocupações. “Sem a revisão do PDM, a cidade continua a crescer mal, ao sabor da lógica privada, os bairros são desprezados, as freguesias não se desenvolvem, a proteção patrimonial e dos sistemas ecológicos é ameaçada”, alerta, em declarações ao NC.

A CDU justificou a escolha de Jorge Fael por ser “inteligente do concelho, com experiência autárquica em diferentes órgãos e com reconhecida mediação social”.

A coligação acrescentou que com esta candidatura apresenta à população da Covilhã “a selecção política para a mudança necessária na gestão municipal, visando o bem-estar das populações e o desenvolvimento harmonioso do concelho”.

O teor Jorge Fael volta a ser a escolha da CDU para a Câmara da Covilhã aparece primeiro em Jornal Notícias da Covilhã.

Nascente: https://noticiasdacovilha.pt/jorge-fael-volta-a-ser-a-escolha-da-cdu-para-a-camara-da-covilha/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.