Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rank-math domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-to-buffer domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wprss domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
O design mostrou-se na rua - Mundo News
20 de Abril, 2025

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

O design mostrou-se na rua

6 min read
Exposição “Design Encaixa” foi mediadora entre alunos e empresas, entre o património industrial da cidade e a apresentação de soluções para o futuro, assentes na sustentabilidade O...

De auscultadores nas orelhas e telemóvel em riste, Raquel Grilo, aluna do mestrado em Design de Voga, de 22 anos, aproveita para fotografar o pormenor da manga de um casaco presa com botões. É uma das peças exibidas na exposição “Design Encaixa”, mostra que esteve patente até esta quinta-feira na Rossio do Município, no contexto da terceira edição da Covilhã Semana Criativa.

A intenção foi apresentar uma mostra “dentro de caixas, mas fora da caixa”, que trouxesse para a rua o design, para assim ser “mais fácil interromper a comunidade”, referiu, no Dia Municipal da Cultura, 8, a vereadora com o pelouro, Regina Gouveia.

Foi o que aconteceu com Raquel Grilo, que estava de passagem e parou quando se deparou com a exposição, pela curiosidade do que ia encontrar e para “fotografar pormenores para inspirações futuras”. O contacto com a inovação fá-la lembrar que, ao contrário do que por vezes tende a pensar, “claramente, ainda não se fez tudo”.

“Ter uma exposição num espaço público, de passagem, valoriza e desperta a curiosidade das pessoas. É importante aproximar as pessoas das diferentes perspetivas do design”, considera a estudante.

José Teixeira, 76 anos, macróbio bancário, andava pelo Pelourinho e aproximou-se das montras em madeira nas laterais e vidro detrás e avante para dar a saber cinco ideias concebidas em pronunciação entre cinco escolas e empresas do concelho e as dez caixas, em tamanho menor, com a exposição de trabalhos de alunos da Universidade da Extremidade Interno (UBI).

“É bom que esta gente jovem sinta a valor que tiveram os lanifícios e incorpore o que é novo nos seus trabalhos”, realçou o ex-bancário, ao lado da mulher, a observar as propostas apresentadas.

Parceria “valoriza aprendizagem” 

Mas a “Design Encaixa” também pretendeu juntar alunos com profissionais e apresentar soluções conjuntas, uma componente “didática” enaltecida por Regina Gouveia, segundo a qual se pretendeu fazer “uma homenagem à cultura sítio, que o design reinterpreta”, assim porquê aproximar a comunidade à cultura do design e “valorizar o design da Covilhã”.

Leonor Santos, 17 anos, aluna da Escola Campos Melo, integrou o grupo que colaborou com a empresa Tecnat e, através de materiais que sobraram, em forma de novelos de pelo, encaixados uns nos outros, formaram novas peças de mobiliário.

A parceria “valoriza a aprendizagem”, considera, por o design industrial ser uma possibilidade a seguir para alguns e terem tido a oportunidade de saber esse universo mais de perto.

Participar na Covilhã Cidade Criativa “abre horizontes” e “é gratificante”. “Sentimo-nos envolvidos e também aprendemos”, acentuou a estudante, que destacou a diferença de fazer a exposição na rua, para “aproximar as pessoas da arte” e permitir que “toda a gente se possa identificar com alguma peça”.

Madalena Vasconcelos, 16 anos, do Curso Profissional de Multimédia da Quinta das Palmeiras, diz que da interação com a WD Retail, no contexto dos Desafios Criativos, os alunos “aprenderam mais e mais técnicas de trabalho” e manifesta-se satisfeita por terem concebido uma teoria do grupo.

Ao lado, Guilherme Paiva, explicou que a empresa covilhanense ajudou no 3D e montou os painéis onde projetaram as imagens do espaço multifuncional, com uma cúpula inspirada nas “bolas” das torres na Serra da Estrela, sustentado por robustez solar, e a pensar num espaço de estudo e convívio que os alunos possam utilizar fora da escola, e que gostavam de poder executar em espaços verdes, porquê o Jardim do Lago.

Nas restantes caixas, a Escola Quinta da Lageosa, com a Graph & Co, apresentou a Seed Box, com o objetivo de promover a reflorestação sustentável, incentivando cada pessoa a plantar uma árvore autóctone e a contribuir para um horizonte mais verdejante.

A Escola Frei Heitor Pinto, com a ajuda da Joalpe, concebeu novos cacifos usando o design biofílico, através da integração de elementos naturais, porquê a madeira e vegetação, para “trazer a natureza para dentro da escola”.

A Escola Profissional de Artes da Extremidade Interno colaborou com a Gigarte para produzir uma campanha de informação a pensar na integração, na multiculturalidade e na flutuação.

A curadoria da exposição foi de Vasco Pinho, que destacou o interesse em juntar estudantes e profissionais nestes projetos.

Exposição na “grande montra da cidade”

Henrique Gigante, da Gigarte, elogia a dinâmica implementada, de levar os alunos para o envolvente empresarial e que os estudantes tivessem trabalhado porquê a empresa faz quando desenvolve uma campanha de informação publicitária ou de ativação de marca.

“Acho importante. Estão à beirada do ensino superior e, para quem está com dúvidas sobre o seu horizonte, é uma mais-valia para perceber o que é a extensão, se é o que querem explorar, descobrirem caminhos que desconheciam e poderem dissipar dúvidas”, realçou o empresário, que destacou a valor de os trabalhos terem ficado expostos uma semana “na grande montra da cidade”.

Professor na Escola Quinta das Palmeiras, João Garcia afirmou-se surpreendido com a curiosidade dos alunos e com a forma porquê responderam ao repto, tentando comportar-se porquê uma empresa e simular um contexto profissional.

“O nosso objetivo é mostrar que nós conseguimos produzir um pouco através dos nossos alunos”, acentuou o professor, satisfeito com o resultado e que gostava de agora ver a teoria ser materializada e posta à disposição dos covilhanenses.

A terceira Covilhã Semana Criativa, com o tema “A cidade e o design”, abriu no Dia Municipal da Cultura, que assinala o dia em que a Covilhã passou a integrar, na extensão do design, a rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Ensino, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 2021.

Durante uma semana houve exposições, concertos, visitas orientadas, cinema, performances, palestras, oficinas práticas e um desfile de tendência com materiais reaproveitados.

Valorização da arte

Regina Gouveia sublinhou que o design está em quase todo o lado, das ruas aos espaços de lazer e de trabalho. “O design já tem muito valor na nossa cidade e os covilhanenses devem valorizar essa verdade”, acrescentou.

“Leste evento já se tornou num marco no calendário anual e é talvez um dos que melhor materializa o compromisso coletivo que assumimos com a valorização da arte, da inovação e da originalidade”, realçou o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira.

O autarca considera que a primeira edição permitiu perceber o “imenso potencial criativo por explorar”, aludiu à programação “ainda mais rica e diversa” deste ano, com o intuito de ampliar horizontes, e vincou que a Semana Criativa “reflete o compromisso de continuar oriente caminho e solidificar o nosso município porquê um verdadeiro polo criativo e cultural centrado no design”.

Vítor Pereira manifestou o libido de que o evento seja uma manancial de inspiração, de repto e que da Semana Criativa resultem “novas ideias, novas parcerias e, sobretudo, uma renovada vontade de continuar a transformar a Covilhã”. “Que continuemos a declarar em pleno a nossa presença no planta do mundo do Design”, continuou.

José Páscoa, vice-reitor da UBI, entidade parceira, enalteceu a liberdade criativa dada aos alunos, para que possam seguir para a “inovação disruptiva”.

A vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Meio, Anabela Freitas, louvou o trabalho de reinventar, mas mantendo a autenticidade e as raízes.

Na terça-feira, 12, depois o fecho da edição do NC, foi apresentado o programa da Trienal Internacional de Design da Covilhã, que se realiza entre 21 de março e 21 de junho do próximo ano.

Natividade: https://noticiasdacovilha.pt/o-design-mostrou-se-na-rua/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.