O design mostrou-se na rua
6 min readDe auscultadores nas orelhas e telemóvel em riste, Raquel Grilo, aluna do mestrado em Design de Voga, de 22 anos, aproveita para fotografar o pormenor da manga de um casaco presa com botões. É uma das peças exibidas na exposição “Design Encaixa”, mostra que esteve patente até esta quinta-feira na Rossio do Município, no contexto da terceira edição da Covilhã Semana Criativa.
A intenção foi apresentar uma mostra “dentro de caixas, mas fora da caixa”, que trouxesse para a rua o design, para assim ser “mais fácil interromper a comunidade”, referiu, no Dia Municipal da Cultura, 8, a vereadora com o pelouro, Regina Gouveia.
Foi o que aconteceu com Raquel Grilo, que estava de passagem e parou quando se deparou com a exposição, pela curiosidade do que ia encontrar e para “fotografar pormenores para inspirações futuras”. O contacto com a inovação fá-la lembrar que, ao contrário do que por vezes tende a pensar, “claramente, ainda não se fez tudo”.
“Ter uma exposição num espaço público, de passagem, valoriza e desperta a curiosidade das pessoas. É importante aproximar as pessoas das diferentes perspetivas do design”, considera a estudante.
José Teixeira, 76 anos, macróbio bancário, andava pelo Pelourinho e aproximou-se das montras em madeira nas laterais e vidro detrás e avante para dar a saber cinco ideias concebidas em pronunciação entre cinco escolas e empresas do concelho e as dez caixas, em tamanho menor, com a exposição de trabalhos de alunos da Universidade da Extremidade Interno (UBI).
“É bom que esta gente jovem sinta a valor que tiveram os lanifícios e incorpore o que é novo nos seus trabalhos”, realçou o ex-bancário, ao lado da mulher, a observar as propostas apresentadas.
Parceria “valoriza aprendizagem”
Mas a “Design Encaixa” também pretendeu juntar alunos com profissionais e apresentar soluções conjuntas, uma componente “didática” enaltecida por Regina Gouveia, segundo a qual se pretendeu fazer “uma homenagem à cultura sítio, que o design reinterpreta”, assim porquê aproximar a comunidade à cultura do design e “valorizar o design da Covilhã”.
Leonor Santos, 17 anos, aluna da Escola Campos Melo, integrou o grupo que colaborou com a empresa Tecnat e, através de materiais que sobraram, em forma de novelos de pelo, encaixados uns nos outros, formaram novas peças de mobiliário.
A parceria “valoriza a aprendizagem”, considera, por o design industrial ser uma possibilidade a seguir para alguns e terem tido a oportunidade de saber esse universo mais de perto.
Participar na Covilhã Cidade Criativa “abre horizontes” e “é gratificante”. “Sentimo-nos envolvidos e também aprendemos”, acentuou a estudante, que destacou a diferença de fazer a exposição na rua, para “aproximar as pessoas da arte” e permitir que “toda a gente se possa identificar com alguma peça”.
Madalena Vasconcelos, 16 anos, do Curso Profissional de Multimédia da Quinta das Palmeiras, diz que da interação com a WD Retail, no contexto dos Desafios Criativos, os alunos “aprenderam mais e mais técnicas de trabalho” e manifesta-se satisfeita por terem concebido uma teoria do grupo.
Ao lado, Guilherme Paiva, explicou que a empresa covilhanense ajudou no 3D e montou os painéis onde projetaram as imagens do espaço multifuncional, com uma cúpula inspirada nas “bolas” das torres na Serra da Estrela, sustentado por robustez solar, e a pensar num espaço de estudo e convívio que os alunos possam utilizar fora da escola, e que gostavam de poder executar em espaços verdes, porquê o Jardim do Lago.
Nas restantes caixas, a Escola Quinta da Lageosa, com a Graph & Co, apresentou a Seed Box, com o objetivo de promover a reflorestação sustentável, incentivando cada pessoa a plantar uma árvore autóctone e a contribuir para um horizonte mais verdejante.
A Escola Frei Heitor Pinto, com a ajuda da Joalpe, concebeu novos cacifos usando o design biofílico, através da integração de elementos naturais, porquê a madeira e vegetação, para “trazer a natureza para dentro da escola”.
A Escola Profissional de Artes da Extremidade Interno colaborou com a Gigarte para produzir uma campanha de informação a pensar na integração, na multiculturalidade e na flutuação.
A curadoria da exposição foi de Vasco Pinho, que destacou o interesse em juntar estudantes e profissionais nestes projetos.
Exposição na “grande montra da cidade”
Henrique Gigante, da Gigarte, elogia a dinâmica implementada, de levar os alunos para o envolvente empresarial e que os estudantes tivessem trabalhado porquê a empresa faz quando desenvolve uma campanha de informação publicitária ou de ativação de marca.
“Acho importante. Estão à beirada do ensino superior e, para quem está com dúvidas sobre o seu horizonte, é uma mais-valia para perceber o que é a extensão, se é o que querem explorar, descobrirem caminhos que desconheciam e poderem dissipar dúvidas”, realçou o empresário, que destacou a valor de os trabalhos terem ficado expostos uma semana “na grande montra da cidade”.
Professor na Escola Quinta das Palmeiras, João Garcia afirmou-se surpreendido com a curiosidade dos alunos e com a forma porquê responderam ao repto, tentando comportar-se porquê uma empresa e simular um contexto profissional.
“O nosso objetivo é mostrar que nós conseguimos produzir um pouco através dos nossos alunos”, acentuou o professor, satisfeito com o resultado e que gostava de agora ver a teoria ser materializada e posta à disposição dos covilhanenses.
A terceira Covilhã Semana Criativa, com o tema “A cidade e o design”, abriu no Dia Municipal da Cultura, que assinala o dia em que a Covilhã passou a integrar, na extensão do design, a rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Ensino, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em 2021.
Durante uma semana houve exposições, concertos, visitas orientadas, cinema, performances, palestras, oficinas práticas e um desfile de tendência com materiais reaproveitados.
Valorização da arte
Regina Gouveia sublinhou que o design está em quase todo o lado, das ruas aos espaços de lazer e de trabalho. “O design já tem muito valor na nossa cidade e os covilhanenses devem valorizar essa verdade”, acrescentou.
“Leste evento já se tornou num marco no calendário anual e é talvez um dos que melhor materializa o compromisso coletivo que assumimos com a valorização da arte, da inovação e da originalidade”, realçou o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira.
O autarca considera que a primeira edição permitiu perceber o “imenso potencial criativo por explorar”, aludiu à programação “ainda mais rica e diversa” deste ano, com o intuito de ampliar horizontes, e vincou que a Semana Criativa “reflete o compromisso de continuar oriente caminho e solidificar o nosso município porquê um verdadeiro polo criativo e cultural centrado no design”.
Vítor Pereira manifestou o libido de que o evento seja uma manancial de inspiração, de repto e que da Semana Criativa resultem “novas ideias, novas parcerias e, sobretudo, uma renovada vontade de continuar a transformar a Covilhã”. “Que continuemos a declarar em pleno a nossa presença no planta do mundo do Design”, continuou.
José Páscoa, vice-reitor da UBI, entidade parceira, enalteceu a liberdade criativa dada aos alunos, para que possam seguir para a “inovação disruptiva”.
A vice-presidente da Entidade Regional de Turismo do Meio, Anabela Freitas, louvou o trabalho de reinventar, mas mantendo a autenticidade e as raízes.
Na terça-feira, 12, depois o fecho da edição do NC, foi apresentado o programa da Trienal Internacional de Design da Covilhã, que se realiza entre 21 de março e 21 de junho do próximo ano.
Natividade: https://noticiasdacovilha.pt/o-design-mostrou-se-na-rua/