Pesar pela morte de João Prata
2 min readA Câmara da Covilhã, em enviado, manifesta o seu “profundo tarar” pelo falecimento, ontem, de João Prata Martins da Cruz, ex-vereador do município e ex-membro da Plenário Municipal da Covilhã, que morreu aos 72 anos.
Proveniente de Forte Branco, mas residente há muitos anos na Covilhã, João Prata foi técnico superior da UBI, onde também desempenhou funções de docência. Ou por outra, foi membro do Juízo Universal da UBI.
A nível político era militante do PCP, tendo sido vereador na Câmara da Covilhã, nos anos 80, e eleito na Plenário Municipal, nos anos 90. Foi ainda candidato pelo círculo eleitoral de Forte Branco à Plenário da República. Foi dirigente no Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública e colaborou de perto com a União dos Sindicatos de Forte Branco.
“Neste momento de luto, consternação e dor, o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, em seu nome pessoal e de todo o Município, endereça as mais sentidas pêsames à família e amigos” diz o enviado.
Também a concelhia do PCP da Covilhã manifesta tarar por um varão que “teve papel engrandecido” na geração do Sindicato de Professores da Região Meio e foi fundador da Borda Serra. “João Prata foi um cidadão hipotecado na implementação dos valores de Abril e na consolidação da democracia na nossa região, enquanto dirigente regional do PCP teve uma réplica mediação cívica, foi militante do partido ativo e responsável, com uma participação assinalável na resguardo e valorização dos trabalhadores e do desenvolvimento do concelho da Covilhã e região de Forte Branco” frisa o PCP.
Já a União dos Sindicatos de Forte Branco (USCB) manifesta tarar pela perda de “um varão íntegro, honesto, congruente, camarada e camarada sério e a sério”, “uma pessoa simples, humana que convivia com o povo e com os mais humildes num projecto de paridade”.
As cerimónias fúnebres decorrem hoje, quarta-feira, 12 de março, pelas 9:30, na Igreja da Santíssima Trindade, na Covilhã.
Foto: RCC
O teor Pesar pela morte de João Prata aparece primeiro em Jornal Notícias da Covilhã.
Manadeira: https://noticiasdacovilha.pt/pesar-pela-morte-de-joao-prata/