Veja como a Páscoa é celebrada no mundo; ressurreição de Cristo
3 min read

Na Páscoa, os cristãos ocidentais reservam os dias para comemorar a ressurreição de Cristo, mas em cada lugar do mundo há uma maneira dissemelhante de reviver o momento. Em generalidade, unindo as culturas, há o reverência ao sentido da Semana Santa e as comidas tradicionais. Existem semelhanças com a Páscoa judaica, que comemora o êxodo dos judeus do Egito, uma vez que os pães tradicionais e o “sacrifício” de perfurar mão de alguns prazeres, uma vez que bebidas alscoólicas e mesocarpo.
Já os católicos ortodoxos celebram a Páscoa em outro período. Em 2025, será em 20 de abril. É que eles seguem o calendário juliano, enquanto os ocidentais se orientam pelo gregoriano. No Brasil, as religiões de matriz africana também celebram a Páscoa no mesmo período dos ocidentais, suspendendo atividades nestes dias e optando pela reclusão para reflexão e reverência.
Se no Brasil, o ovo de chocolate é simbólico, na Alemanha e no leste da Europa, o hábito é pintar casquinhas de ovos e preenche-las com guloseimas delicadas. O ovo representava a fertilidade no Egito macróbio. Além do Brasil, nos Estados Unidos, na Alemanha, na Suécia, na Suíça, no Canadá, na Malásia, na Austrália, na Índia e nas Filipinas, há o hábito dos adultos “esconderem” os ovos para as crianças procurarem. Gracejo que passa por gerações.
Sacrifícios da Quaresma
Os mais tradicionais e religiosos guardam costumes na Quaresma, evitam ingerir bebida alcoólica, abrem mãos de pequenos prazeres da alimento, uma vez que doces e chocolates, e muitas vezes recusam convites para festas e diversões. Em vários países, há o hábito de não manducar mesocarpo vermelha na Sexta-Feira Santa, numa mostra de humildade.
No Brasil, as famílias tentam escolher pratos com bacalhau ou peixe. No México, os cristãos evitam qualquer prato com mesocarpo durante todo o feriado. No domingo, na França, há um verdadeiro boda com cordeiro e um bolo em forma ovelha. Por sinal, cordeiro também é o prato principal na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Alemanha e na Austrália.
Na Índia, os cristãos têm o hábito de manter uma pequena caixa de oferendas em moeda de dezembro até a Páscoa, no final do feriado doam para a Igreja os valores preservados.
Leia mais notícia boa
- Hospital faz bebês recém-nascidos virarem coelhinho da Páscoa; esperança
- Baiana cria ovo de Páscoa de camarão e iguaria choca as redes; vídeo
- Garoto de 17 anos adotado ganha primeiro ovo de Páscoa da vida. Veja reação
Bolos, roscas e pães especiais
Na Itália, no Reino Unificado e Austrália são servidos bolos recheados de frutas secas, enfeitados com uma cruz, para simbolizar o sacrifício da crucificação de Cristo. Na Irlanda e no Reino Unificado, o bolo trem 11 bolas no topo, que representam 12 apóstolos exceto Judas.
Há, ainda, o pão tradicional da Páscoa feito com uma tamanho gula feita de farinha, leite e ovos. É uma das grandes tradições da Semana Santa em todos os países latinos.
Uma tradição indica que era um rito pagão oferecido uma vez que forma de gratidão à terreno com um bolo gula feito de mel, figos e nozes. O hábito de comê-los nessa estação surgiu na Itália, na mesma estação que os ovos de chocolate, segundo o ABC Color.
Bolos, tortas e pães típicos da Páscoa é uma forma que cada cultura celebra a ressurreição de Cristo pelo mundo. Os símbolos, uma vez que os ovos e o formato de argola representam a união e a perseverança. Foto: ABC Color
Se no Brasil, a ressurreição de Cristo se celebra também com ovos de Páscoa de chocolate, no mundo nem todos são assim, há quem escolha pintar cascas de ovos de penosa e preenche-las com delicadas guloseimas, uma vez que nos países da Europa. Foto: ABC Color