Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the rank-math domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wp-to-buffer domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the fast-indexing-api domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wprss domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/mundonews/htdocs/mundonews.pt/wp-includes/functions.php on line 6121
Extremo Serra há 30 anos “a transformar futuros” - Mundo News
19 de Abril, 2025

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Extremo Serra há 30 anos “a transformar futuros”

3 min read
Estrutura intervém nos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte O conteúdo Beira Serra há 30 anos “a transformar futuros” aparece primeiro em Jornal Notícias da Covilhã. ...

A Extremo Serra está há 30 anos “a transformar futuros e a influenciar positivamente a vida das pessoas”, acentuou na segunda-feira, 4, a presidente da associação de desenvolvimento que atua nos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte, Elsa Duarte.

Direção e técnicos reuniram-se no Bairro das Nogueiras, no Teixoso, para assinalar as três décadas da Extremo Serra e apresentar o programa de atividades para o próximo ano, que incide no que é feito na atualidade e no que preocupa a associação para o porvir, salientou a dirigente.

“O caminho que estamos a trilhar é necessário para o território”, acentuou Elsa Duarte, que destacou o caráter dinâmico das áreas de mediação.

O programa apresentado contempla oito eixos, com vista a “melhorar a vida das pessoas”, manter alguns dos objetivos e fazer com que a associação seja “mais interventiva” em determinadas áreas.

A adaptação das prioridades ao contexto e às necessidades da comunidade são a risco orientadora da Extremo Serra, vincou a presidente, que destacou a mediação feita em várias esferas e para vários públicos.

“O programa incide no que fazemos na atualidade e no que nos preocupa no porvir. Durante 30 anos a Extremo Serra fez muitos e diferentes projetos que tentaram ir ao encontro das necessidades de cada contexto”, sublinhou a presidente.

Durante o próximo ano a Extremo Serra tem planeadas um conjunto de iniciativas. Desde a realização de um debate sobre o impacto dos ecrãs na saúde dos jovens à exibição de uma curta-metragem sobre a prevenção de comportamentos aditivos, à apresentação de um guia do dedo sobre o uso e ataque dos telemóveis ou à publicação de um guia prático para a monoparentalidade, tal porquê um encontro de mulheres nessa situação, para “invocar a atenção e se tomarem medidas mais efetivas por segmento dos poderes”.

A programação dos 30 anos da associação inclui também um Encontro Pátrio de Hortas Comunitárias, uma mostra de atividades artísticas desenvolvidas pelos jovens das escolas parceiras e a realização das Olimpíadas da Constituição, mas à graduação pátrio, um “projeto ávido” fundamentado na geração do jogo de tabuleiro sobre a Constituição da República Portuguesa, que envolveu muro de 200 alunos.

A requalificação de um espaço comunitário, desta vez no Bairro das Nogueiras, freguesia do Teixoso, no concelho da Covilhã, está também no horizonte.

A prevenção de comportamentos aditivos, o envolvente, o trabalho com famílias monoparentais femininas, a democracia, a ajuda na geração do próprio trabalho, a relação com os 50 sócios e 60 parceiros e o treino de competências de crianças e jovens são algumas das áreas de atuação que a Extremo Serra entende deverem ser reforçadas, considerou o coordenador, Marco Gabriel.

Segundo oriente responsável, a associação tem “uma relevância bastante grande num público muito diversificado”, que não são exclusivamente pessoas em situação de fragilidade económica e social.

O coordenador da Extremo Serra referiu que a forma de trabalhar segmento da premissa de encontrar soluções para problemas da comunidade e acrescentou que “quando as necessidades são resolvidas, são criadas outras necessidades”.

“Os eixos de atuação não são os mesmos que estavam na génese da Extremo Serra e isso tem que ver com essa adaptação a um mundo que vai evoluindo”, referiu Marco Gabriel, que destacou a relevância de existirem “políticas públicas que se traduzam em meios e recursos” para que se consiga atuar no terreno.

A presidente destacou que o impacto da associação vai muito além dos números, faz a diferença na vida de pessoas com vários perfis e tem um trajectória variado.

“Fez-se um caminho diversíssimo ao longo destes 30 anos. Passar-se de uma associação voltada para as questões da ruralidade até ao momento atual é um caminho longo e muito diversificado”, mencionou Elsa Duarte.

Manancial: https://noticiasdacovilha.pt/beira-serra-ha-30-anos-a-transformar-futuros/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.