Casamento mais longo do Brasil: Maria e Manoel estão juntos há 84 anos; “amor à primeira vista”
2 min read

Ah! O paixão… Imagine viver ao lado de uma pessoa por quase um século. É provável, e o Brasil comprova: o enlace mais longo de que se tem notícia já dura 84 anos, e os dois moram no Ceará. Tiveram 13 filhos, além de 55 netos, 60 bisnetos e 14 tataranetos.
Seu Manoel Angelim Dino, de 105 anos, e Dona Maria de Sousa Dino, de 101, estão casados desde 20 de novembro de 1940. Lá se vão 84 anos e 77 dias de união.
A LongeviQuest, organização internacional que monitora e mapeia supercentenários em todo o mundo, confirmou a informação. É uma linda história de paixão à primeira vista e de muita luta para sobreviver.
Paixão à primeira vista
Tudo começou em 1936. Seu Manoel e Dona Maria trabalhavam no campo, cada um ajudando sua família. Ele tinha ido à região de Almeida para buscar um carregamento de rapaduras, quando, pimba! Viu a bela mocinha… Segundo o varão enamorado, foi “paixão à primeira vista”.
Seu Manoel disse que não conseguia pensar em mais zero, só na formosura daquela jovem. Ele a convidou para dar um passeio e falou do seu paixão. Mas, antes, teve de convencer os pais da moça, que resistiam, simples, ao enlace com um “incógnito”.
Determinado, Seu Manoel convenceu os sogros, conquistou os dois e, assim, namoro e noivado fluíram. Em novembro de 1940, eles se casaram. Na estação, ele tinha 21 anos; ela, 17.
Leia mais notícia boa
- Brasileira de 117 anos diz que segredo da longevidade está no açaí; mais velha do mundo
- Brasileiro de 112 anos é o homem mais velho do mundo, diz Livro dos Recordes; veja
- 124 anos: mulher mais velha conta segredo: mingau especial e caminhadas diárias; memória incrível
Muito trabalho
Uma vez que ambos vinham de famílias humildes, os dois tiveram de trabalhar duro para, aos poucos, construírem a vida. Seu Manoel e Dona Maria ficaram anos cultivando tabaco enrolado.
Eles contam que era um trabalho difícil e fadigoso. Mas venceram, e a família foi crescendo. Dos 13 filhos, nove estão vivos. A família é bastante unida e segue aumentando.
O Só Notícia Boa adorou saber esse parelha que demonstra que o paixão vence todas as adversidades! Nossa equipe deseja felicidades e muita saúde.
Dona Maria olha para Seu Manoel com carinho e paixão. Essa união rendeu 13 filhos, 55 netos, 60 bisnetos e 14 tataranetos. Foto: LongeviQuest
Guardada com carinho está a foto pintada, porquê se usava na estação, do parelha quando se conheceu nos anos de 1930/1940. Foto: LongeveQuest/G1