Decisões para o Skiparque só após plano de pormenor
2 min readAté que o Projecto de Pormenor da Relva da Reboleira, em Sameiro, esteja concluído, a Câmara de Manteigas não tenciona fazer zero no sítio onde estava a pista sintética de esqui. A garantia foi deixada, quer na última tertúlia municipal, quer na reunião pública do executivo do pretérito dia 5, pelo presidente da Câmara de Manteigas, Flávio Massano.
Na Relva da Reboleira, onde além do Skiparque está também a praia fluvial, a Câmara tem agendadas intervenções quer no parque de campismo, quer na própria praia, de modo a melhorar as condições do espaço. Mas para o sítio onde estava a pista sintética de esqui, que já não era utilizada há anos e ardeu no grande incêndio que em 2022 afetou a Serra da Estrela, tendo sido depois desmantelada, o autarca diz esperar pela desfecho do Projecto de Pormenor, que estima esteja pronto “até ao verão”.
Flávio Massano lembra que o Skiparque, no noção em que foi criado (de ser uma opção para se fazer esqui quando não havia neve na Serra), já não existia “há muitos anos”, pois “estava lá a pista, mas encerrada, a poluir a paisagem”, pelo que decisões só haverá quando, através do Projecto, houver regras claras sobre o que se pode, ou não, fazer no sítio. “Continuamos à espera de melhores dias, ou de dias que clarifiquem quem é que irá fazer nascente investimento, porque só depois do Projecto de Pormenor estar autenticado poderemos ter a certeza se é verosímil reconstruir ou não alguma coisa naquele sítio” diz. O autarca lembra que o que o município possa querer fazer terá que ir sempre de encontro às regras e pareceres de entidades externas, porquê o Parque Proveniente da Serra da Estrela (PNSE), Sucursal Portuguesa do Envolvente (APA) ou Suplente Ecológica Vernáculo (REN). “Podemos chegar à desfecho que as regras que permitiram aquele parque podem ser diferentes das de hoje e dizerem-nos que em pleno Parque Proveniente não é verosímil edificar aquele equipamento. Não sabemos” salienta Flávio Massano.
O autarca criticou inclusive alguns autarcas anteriores, e outros na região, por anunciarem, por exemplo, intenção de criarem centros de cimeira rendimento em locais porquê as Penhas da Saúde, quando a lei “não permite que ali se construa sequer uma lar novidade”.
Já no que diz saudação à praia fluvial e parque de campismo, o autarca garante que os espaços estarão recuperados, e em melhores condições de alojar veraneantes na próxima idade balnear.
O teor Decisões para o Skiparque só após plano de pormenor aparece primeiro em Jornal Notícias da Covilhã.
Nascente: https://noticiasdacovilha.pt/decisoes-para-o-skiparque-so-apos-plano-de-pormenor/