Quantcast
Harmonia da diversidade - Mundo News
18 de Julho, 2025

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

Harmonia da diversidade

3 min read
Concerto Multicultural juntou crianças portuguesas com imigrantes de sete países num espetáculo que resultou da partilha de ritmos O conteúdo Harmonia da diversidade aparece primeiro em Jornal...

Foi um momento de partilha o que aconteceu na noite de dia 10, no Teatro Municipal da Covilhã, durante o I Concerto Multicultural da Margem Interno “Caixa de Música Sons do Mundo”, que contou com a participação de 46 crianças, entre as quais 34 imigrantes residentes na Covilhã que deram a saber um pouco da sua cultura e ensinaram o Coro Misto da Margem Interno e os restantes a trovar em dialeto.

As crianças representaram Moçambique, Brasil, Colômbia, Nigéria, Equador, Angola, Cabo Verdejante e Portugal e, através da música, trocaram algumas das riquezas culturais.

Giovanna Coronel, de 11 anos, nasceu em Portugal, filha de pais de Cabo Verdejante, e foi com emoção que ensinou crioulo aos colegas de palco e, juntos, cantaram “Sodade”, de Cesária Évora, com um intentona privativo.

“Foi tudo ótimo. É bom saber outras culturas, outras línguas e novas pessoas”, disse no final ao NC.

“A missão é simples, mas poderosa. Promover a integração, a inclusão e a coesão social através da música, da cultura e da sentença artística”, disse Neto Freire, provedor da Santa Moradia da Misericórdia da Covilhã, entidade promotora do projeto.

O responsável explicou que, durante vários meses, crianças e jovens, entre os 6 e os 23 anos, vindos de diferentes países, escolas e realidades, juntaram-se em ensaios, oficinas e momentos de partilha, trouxeram os seus ritmos, as suas histórias e transformaram tudo isso em música, num espetáculo dirigido pelo maestro Luís Cipriano.

“Acreditamos que projetos porquê leste fazem a diferença. Quando colocamos a arte ao serviço da inclusão, da autoestima e da valorização da diferença, estamos a erigir uma sociedade mais justa, mais coesa e mais humana”, salientou Neto Freire.

Segundo o provedor, a diferença foi a cola do processo e um fator de união para a construção de um espetáculo que encheu a sala do TMC, no contexto de um projeto que terá outras vertentes e atividades.

Luís Cipriano explicou que o que fez foi tentar aproveitar o que cada um sabia fazer melhor, porque “a música é igual em todo o lado, um dó justo tanto o é numa marimba, porquê numa orquestra ou em outro lado qualquer”.

“Uns cantam muito, outros ritmicamente são bons e, portanto, foi colocá-los nos sítios onde musicalmente eles poderiam ser mais úteis”, acrescentou o maestro, que transmitiu já ter pisado palcos pelo mundo inteiro e dirigido muitos concertos e “leste foi dos que mais deu prazer fazer”.

A diferença foi a força motriz para um espetáculo fora do geral na Covilhã.

“Muitos destes miúdos, se calhar, pensavam que o projeto era para os aculturar. Ou seja, era para nós lhes impingirmos a nossa cultura e não, o objetivo foi precisamente o contrário, foi aproveitar a cultura deles para nós também aprendermos”, acentuou Luís Cipriano.

Segundo o maestro, o que foi visto em palco foi uma viagem “passando por vários países, por vários estilos, por vários dialetos”. “Tanto o Coro Infantil porquê o Coro Misto cantaram em dialetos, que era uma coisa que nunca lhes tinha pretérito pela cabeça”, acrescentou.

“Se pensarmos numa orquestra, resulta porquê? Porque tem instrumentos completamente antagónicos, com timbres completamente diferentes. Por isso é que há obras incríveis, porque é o aproveitar das diferenças. Cá foi o exemplo da conjugação das diferenças que resultou neste concerto, porque se fôssemos todos iguais isto tinha sido uma seca”, rematou o maestro.

As crianças imigrantes participantes não tinham formação músico e Cipriano adiantou que há alguns que vai invitar para o Coro Infantil da Margem Interno. “As coisas podem tomar outros rumos, não têm de terminar cá”, frisou.

A vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara da Covilhã, Regina Gouveia, manifestou o “orgulho” do município pelo espetáculo.

“Esta Caixa de Sons não é unicamente de Sons do Mundo, é de pessoas, dos seus saberes, das suas alegrias, das suas expetativas, das suas tristezas. A arte põe todos em diálogo”, vincou a autarca.

O teor Harmonia da diversidade aparece primeiro em Jornal Notícias da Covilhã.

Natividade: https://noticiasdacovilha.pt/harmonia-da-diversidade/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.