Internet chega a quase 90% dos brasileiros, revela pesquisa
3 min read

A internet já faz secção da vida da maioria dos brasileiros. De concórdia com novidade pesquisa divulgada pelo IBGE, 89,1% das pessoas com 10 anos ou mais usaram a internet em 2024. Isso significa que 168 milhões de brasileiros estão conectados, o que representa um número impressionante que mostra porquê o país tem se digitalizado.
Por outro lado, ainda existem 20,5 milhões de pessoas que não acessam a internet. O principal motivo? Simplesmente não sabem porquê usar. Essa dificuldade atinge quase metade (45,6%) dos que estão fora do mundo do dedo. E o duelo é ainda maior entre os idosos: 66,1% deles dizem que não sabem mexer.
Apesar disso, o levantamento mostra uma tendência animadora. Mesmo entre os mais velhos, o uso da internet vem crescendo ano depois ano. A pesquisa é um retrato das transformações do Brasil, com avanços tecnológicos, mas também com desigualdades que ainda precisam ser enfrentadas.
Quem ainda está fora da internet?
Mesmo com o progressão significativo, 1 em cada 10 brasileiros ainda não usa a internet. São pessoas que, por diversos motivos, continuam excluídas desse universo que conecta o mundo.
- Falta de conhecimento: esse foi o principal motivo indicado por 9,3 milhões de brasileiros, o que mostra que a barreira é mais educacional do que econômica.
- Falta de premência: outros 26,3% disseram que simplesmente não sentem premência de usar a internet.
- Baixa escolaridade: 73,4% das pessoas desconectadas têm até o ensino fundamental ou não têm instrução.
- Idade: mais da metade dos desconectados (52,1%) são idosos, o que reforça a premência de inclusão do dedo nessa filete etária.
Entrada está mais barato
Nos últimos anos, o dispêndio deixou de ser o grande vilão do entrada à internet.
Exclusivamente 10,9% dos entrevistados disseram que não usam por acharem custoso, uma queda em relação aos 16,2% registrados em 2022.
Isso mostra que políticas de ampliação do entrada, maior concorrência e avanços tecnológicos têm tornado os serviços mais acessíveis.
Leia mais notícia boa:
- Como será o GPS brasileiro para enfrentar ameaças de Trump; entenda
- Brasil aprova lei que proíbe venda de cosméticos testados em animais após 10 anos de luta
- Brasileiro de 102 anos renova CNH; motorista mais velho do MS, sem multa
Celular é o principal meio de conexão
A pesquisa também revela que 88,9% da população com 10 anos ou mais possui telefone celular, o principal meio de entrada à internet no Brasil. Para muitos, o celular é o único dispositivo para se conectar, estudar, trabalhar e se informar.
Entre as crianças e adolescentes de 10 a 13 anos que não têm celular, o principal motivo não foi o preço. A maior preocupação foi com a privacidade e segurança, apontada por 24,1% — uma taxa que cresceu em verificação com 2022, quando era de 17,2%.
Preocupações com privacidade crescem
A preocupação com a privacidade e a segurança do dedo aumentou entre os brasileiros. Em 2024, esse motivo apareceu em 22,5% das respostas, enquanto em 2022 era 15,6%.
Segundo Gustavo Geaquinto Fontes, crítico do IBGE, essa preocupação muitas vezes não vem diretamente dos jovens, mas de seus pais ou responsáveis, principalmente no caso do uso de celulares por crianças.
“Apesar de ser um equipamento importante para notícia, é uma preocupação de pais”, afirma à agência Brasil.
O Brassil já pode ser considerado um país conectado. A pesquisa mostrou que 90% dos brasileiros têm entrada a internet – Foto: Canva