Quantcast
“Míscaros” regressa em edição mais alargada - Mundo News
21 de Novembro, 2024

Mundo News

Seu Mundo! Suas Notícias!

“Míscaros” regressa em edição mais alargada

2 min read
Festival do Cogumelo decorre entre 13 e 17 de novembro O conteúdo “Míscaros” regressa em edição mais alargada aparece primeiro em Jornal Notícias da Covilhã. ...

Em vez de três, passam a ser cinco os dias em que poderá degustar, das mais variadas formas, cogumelos silvestres no Alcaide. Nascente ano, a 15ª edição do Festival do Cogumelo- o Míscaros, organizado pela Liga dos Amigos do Alcaide, em parceria com a Câmara do Fundão, terá mais dias, iniciando-se a uma quarta-feira, 13, e decorrendo até domingo, 17.

Um festival que surgiu, segundo a organização, com o intuito de explorar “o potente património fúngico do país com mais de 500 espécies”, entre as quais se destacam os míscaros, que nascem nas encostas da Serra da Gardunha.

No terceiro fim-de-semana de novembro, na lugarejo do concelho do Fundão, os visitantes poderão aproveitar os passeios micológicos (inscrições abrem amanhã, sexta-feira, 1), degustar diferentes formas da confeção de cogumelos e outras especialidades da região nas tasquinhas espalhadas pelo Alcaide.

O programa contempla ainda exposições, workshops, sinais de cogumelos e animação. Segundo a organização, leste ano está prevista a presença de chefes internacionais, premiados com estrelas Michelin, que serão desafiados a confecionar “sopas da floresta”, somente com cogumelos silvestres e outros produtos locais disponibilizados no mercado da terreno, que se realiza na rossio da lugarejo. Apesar do programa definitivo não estar ainda divulgado, um dos momentos altos, todos os anos, é um arroz de míscaros comunitário que é confecionado sempre ao domingo, à hora de almoço.

A organização assegura que a segurança será “um ponto primordial” no festival existindo um controlo de qualidade e segurança nutrir “realizada por uma entidade externa certificada, garantindo a qualidade dos produtos servidos a todos os visitantes.”

Recorde-se que na apresentação do concurso, durante a Feira Agrícola do Fundão, o autarca sítio, Paulos Fernandes, anunciou a intenção de gerar a primeira suplente micológica do país, uma proposta que apresentará em dezembro na Reunião Municipal. O autarca lembrou que os cogumelos silvestres “não são de ninguém” e que o objetivo é proteger a biodiversidade da Serra da Gardunha.

Natividade: https://noticiasdacovilha.pt/miscaros-regressa-em-edicao-mais-alargada/

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Copyright © All rights reserved. | Newsphere by AF themes.